quarta-feira, 15 de março de 2017

Quaresma


                Gostaria hoje de testemunhar uma mudança de vida que ocorreu EM UM PERÍODO QUARESMAL, uma mudança mais que especial, e que acredito que você possa se identificar em algum momento.

                Venho contar a vida de uma personagem que buscava seu encontro com Deus, que buscava entender um pouco mais da vida, principalmente a vida em Deus, e tamanha foi a providência que tudo começou justamente na quarta-feira de cinzas, onde ela entrou na igreja e participou da celebração, recebeu as cinzas, e neste momento ao ouvir a voz do sacerdote dizendo “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar” foi tocada profundamente em seu coração, foi tomada por um sentimento único de amor, de perceber que ali se apresentava uma oportunidade de caminhar junto de Deus por meio de sua conversão. Este sentimento teve início justamente na homilia, ao ouvir sobre os quarenta dias que antecediam a páscoa foi tomada como num sopro forte do Espírito, antes mesmo do padre continuar sua homilia, ela foi remetida imediatamente em sua memória a catequese que já havia feito anos atrás, e assim vieram os quarenta dias de dilúvio, os quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, quarenta anos de peregrinação do povo de Israel no deserto, enfim, os quarenta dias que se apresentavam para ela, agora com a fronte marcada com as cinzas, como via de retorno à Deus.

                Nossa personagem começou a mudar a partir do momento que fez sua opção por Deus, de dar o seu sim ao Senhor, e assim começou a perceber que era necessária uma mudança, logo, deu início a sua peregrinação de fé, começou a seguir o que a Igreja orientava para este período de forte reflexão da vida, começou seu aprofundamento nas orações, na penitência, no jejum e na esmola. Ela começou a perceber que participar ativamente das missas a aproximava cada vez mais de Deus, por meio de suas orações com a comunidade e de suas orações particulares, viu na reflexão diária uma busca intensa de se conhecer e de poder assim clarear suas atitudes, buscando um coração contrito, um coração arrependido verdadeiramente, depositando sua confiança na misericórdia de Deus, assim buscava viver a penitência em sua vida. Confiante caminhando na fonte de pura misericórdia do Coração Sagrado de Jesus, sentia que sua vida era lavada no sangue preciosíssimo do Cristo. Praticava o jejum com alegria, jejum do alimento, jejum das palavras, pois bem sabia que às vezes saíam palavras de sua boca que não eram construtivas, buscava de fato uma mudança intensa em sua vida, aprendeu que na esmola ela encontrava o Cristo no próximo necessitado, e assistia assim aos que precisavam, mesmo que não tivesse o que dar no plano material procurava ajudar no acolhimento, ouvindo, sendo de fato o Cristo para quem precisava.
                Esta personagem de fato acolheu este tempo quaresmal em sua vida e assim viveu, vive,  e viverá toda quaresma como se fosse a primeira, sempre fará de cada dia de sua vida um dia dedicado ao Senhor, no seu sim ela encontrou a força e o meio que a impulsionou em direção a Deus, passou a compreender o sentido penitencial desse tempo de graça, percebeu que tudo na Igreja tem uma ligação linda, que as cinzas que iniciaram sua caminhada tiveram sua origem naquele domingo de ramos, sim, nos ramos que foram a forma que povo encontrou de saudar a entrada do Cristo em Jerusalém tornaram-se as cinzas que marcaram sua fronte e a impulsionaram em sua entrada na vida em Cristo.
                Gostaria de com muita alegria e fé apresentar esta personagem que acabei de relatar neste breve testemunho, ela é você, isso mesmo, você que Deus chama a fazer esta experiência quaresmal, esta experiência do céu em sua vida, sim, você, aquele que Deus escolheu, que Deus ama, que Deus quer ter por perto.
              Deus nos abençoe e que possamos nos encontrar na Matriz de Santa Rita e viver esta Santa Quaresma, e quem sabe nos encontrarmos no Domingo de Ramos e vivermos intensamente a Semana Santa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.