segunda-feira, 28 de maio de 2012

Arquidiocese ganha novos ministros de leitura.

Nesse sábado, 26 de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta conferiu a 13 seminaristas do Seminário São José, o Ministério do Leitorato, na Igreja de São Geraldo, em Olaria. Segundo a tradição da Igreja, a partir dessa cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia. Eles se tornam, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras.

A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo reitor do Seminário, Monsenhor Roque Costa Souza, recém nomeado Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Participaram também demais sacerdotes — dentre eles os formadores — familiares, amigos, diáconos e demais seminaristas.

Durante a Homilia, Dom Orani ressaltou a importância da Palavra de Deus e motivou os novos ministros da leitura a propagarem, de coração aberto, o Evangelho por toda a sociedade.

— Sabemos que a palavra de Deus deve iluminar sempre a nossa vida e ser o nosso alimento. (...) É nesse sentido que hoje, além daquilo que lhes propõe que seja feito: proclamar a Palavra, ensinar a Palavra, vocês têm também justamente essa importante missão de ser sinal, de ser proclamador pela vida e pelo testemunho da Palavra do Senhor na sociedade. (...) Anunciando aos outros a Palavra divina vocês devem também ser vozes na ação do Espírito Santo para receberem essa palavra de coração aberto, meditando assiduamente afim de amar a Palavra de Deus cada vez mais.

Ao longo da Celebração, Dom Orani presidiu os ritos litúrgicos de instituição dos seminaristas ao leitorado. Na instituição desse ministério o Arcebispo entregou aos instituídos o Livro Sagrado

O leitorado é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por uma pessoa devidamente apta e escolhida para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica. O leitor deve estar consciente da importância do serviço, uma vez que é através dele que a assembleia vai receber a Palavra com a qual Deus fala aos seus fiéis.

Coube ao seminarista Edvaldo Francisco de Oliveira Júnior o agradecimento em nome dos colegas. Durante a mensagem, o seminarista Vagner Domingos Teixeira, falecido no final do ano passado, foi lembrado cariosamente pelos colegas de turma que prestaram uma homenagem a sua mãe:

— Pedimos a ele, Vagner Domingos, que continue nos acompanhando junto de Nossa Senhora Maria Santissima e suplicamos a ele que ofereça em nosso nome o agradecimento mais perfeito a Deus por todas as maravilhas que fez e faz em nosso favor.

Para o seminarista Jefry Arancibia receber esse ministério é mais um sinal de Deus na sua caminhada dentro da Igreja:

— Esse é um compromisso com a palavra de Deus. O leitorato significa pra mim esse questionamento sobre o meu relacionamento com a palavra de Deus, com o próprio Deus. E Ele vai me dando, na medida em tempo que vai se passando, a certeza do chamado Seu chamado, explicou.

Já para o seminarista Gabriel Coelho, os fiéis precisam da palavra de Deus e entrar no ministério do leitor é uma grande responsabilidade e mais um passo à caminho do sacerdócio:

—Desde que entramos no seminário temos um objetivo, que é ser padre. Mas nesse caminho, passamos por alguns processos e esse é o segundo degrau que estou subindo. Ser Ministro da Palavra, ou seja, não só proclamar, mas estar próximo da palavra. Hoje o povo tem muita sede da palavra de deus e apartir de hoje, essa também é uma responsabilidade nossa.

A felicidade e o sentimento de orgulho também atingem os familiares dos seminaristas. Segundo Maria Gracinda, mãe do seminarista Renato Brito, a entrada no Ministério do Leitorato é um chamado de Deus:

— Estou muito feliz e realizada, me coloco no coração de Maria, porque essa é uma realização impar. Eu fico muito feliz com essa escolha que o meu filho fez, esse foi um chamado de Jesus e a minha felicidade é ver cada vez mais se concretizar essa escolha de Jesus pela vocação do meu filho.

Os instituídos no Ministério de Leitor foram:


Anderson Manoel dos Santos
André Luis da Costa Camacho
Bruno Brum de Sousa
Bruno Vianna Citelli
Edvaldo Francisco de Oliveira Júnior
Gabriel de Moraes Coelho
Igor Antônio Calgaro
Jefrey Roger Rivas Arancibia
Jorge Nei Ribeiro
Renato Teixeira de Britto
Rogério Pereira da Silva
Thiago Bartoli Gonçalves da Rocha
Tiago Luciano de Oliveira