terça-feira, 15 de maio de 2012

JMJ RIO2013: Catequeses mobilizarão a cidade.

É hora de espalhar a notícia e de mobilizar a comunidade para o Simulado de Catequese, que tomará conta da cidade do Rio no próximo sábado, 19 de maio, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A programação para o evento já está fechada. Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), Padre Arnaldo Rodrigues, as catequeses seguirão a mesma estrutura das que acontecem durante as Jornadas: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística.

O simulado, que será realizado em pelo menos uma paróquia de todas as 35 foranias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, tem como lema o versículo “Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13).

As catequeses começarão às 8h, com previsão de término para o meio-dia. Durante todo o evento haverá atendimento para confissões feitas pelos padres das demais paróquias da forania. A pregação será feita pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese do Rio e de dioceses vizinhas.

O simulado tem por objetivo avaliar a estrutura e logística das paróquias para receber os peregrinos em 2013, além de cuidar da espiritualidade dos voluntários.

De acordo com Padre Arnaldo, a expectativa do COL é que o evento dê bons frutos.

— Teremos pessoas nas paróquias onde acontecerá o simulado que estarão em todo momento fazendo uma avaliação da estrutura, da parte espiritual e do local. Mas, sobretudo desta parte de infraestrutura, organização e logística, para que possamos também apontar os desafios maiores que teremos, afirmou.

O Padre lembrou ainda que é importante que cada voluntário participe do simulado na sua forania de origem.

— Não é porque a ‘minha paróquia’ não recebeu o simulado que não vou participar. Pelo contrário, é hora de estar unido a outras paróquias neste simulado e participar da sua forania. Porque é uma forma de já começar a exercer sua missão de voluntário. Você conhece a realidade da sua paróquia, do seu bairro, da sua forania e isso facilita muito toda essa parte de logística da estrutura do simulado, destacou.

A nossa Matriz de Santa Rita participará do Simulado na Paróquia de Santa Edwiges.
(Rua Fonseca Teles, 109 - São Cristóvão)