quinta-feira, 28 de junho de 2012

Centro de apoio ao peregrino Mariano no Rio de Janeiro.

A Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro inaugurou na última segunda-feira, dia 25 de junho, o Centro de Apoio ao Peregrino Mariano (CAPM). O local servirá como ponto de apoio, onde a Federação poderá orientar jovens peregrinos das Congregações Marianas do Brasil que participarão da JMJ RIO2013. O lema adotado pelo Centro é o mesmo do evento que será realizado em 2013: “Ide e fazei discípulos em todas as nações”.

De acordo com o Presidente da Federação e Congregado Mariano, Paulo Dias, a proposta foi criar uma infraestrutura mínima com recursos de TI e de Internet, que permitam maior agilidade nas decisões e na execução das atividades da Federação rumo à Jornada.

O CAPM irá trabalhar com três linhas de atuação:

Linha 1: Juventude Mariana – Liderança de Márcio dos Anjos – Coordenador do Departamento de Juventude Mariana e Membro da Coordenação do Setor de Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Linha 2: Congregações Marianas do Brasil – Liderança de Márcio Blois – 1º Vice Presidente da Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Relações Publicas da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil.

Linha 3: Congregações Marianas Estrangeiras – Liderança de Alexandre Martins - Membro da Congregação Mariana Sede da Sabedoria, Escritor Católico e Membro da Academia Marial de Aparecida (SP).

Para um melhor acompanhamento das atividades do CAPM foi disponibilizado um Portal na Internet (www.marianosdorio.org) com o objetivo de facilitar a troca de informações, tirar dúvidas, dar orientações e coletar opiniões junto aos marianos do Brasil e do Exterior. Além disso, o Centro de Apoio ao Peregrino Mariano está disponibilizando cursos de Espanhol e Italiano para facilitar a comunicação entre os peregrinos estrangeiros e os jovens e congregados marianos inscritos como voluntários na JMJ.

Um dos componentes para a preparação espiritual dos marianos do Rio será a Hora Santa Mariana. Em breve, um subsídio será elaborado e enviado a todos os grupos da Federação para que juntos rezem e façam dessa Hora Santa um momento de comunhão com a Igreja e com as comunidades. Momento de contemplação e reflexão que conduza o CAPM aos bons propósitos da Jornada Mundial da Juventude 2013.

A inauguração do Centro de Apoio contou com a presença da Coordenadora Nacional da Juventude Mariana do Brasil, Luciene Pereira da Silva, do Coordenador do Departamento de Juventude Mariana do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Pereira Rodrigues, do Coordenador Regional das Congregações Marianas do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes Caridade, de toda a Diretoria Executiva da Federação e convidados, seguida de breve confraternização.