segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bento XVI "É Deus o maior milagre do universo!"

O encontro deste domingo, 8 de julho, do Papa Bento XVI com os fiéis se realizou no pátio da residência de verão. Foi a primeira oração do Angelus rezada em Castel Gandolfo nesta temporada de verão.

Bento XVI comentou um trecho do Evangelho de Marcos no qual Jesus retorna a Nazaré depois de um período em que pregou e realizou curas em outros lugares. Mas ao vê-lo voltar e ensinar na sinagoga, seus conterrâneos ficam escandalizados, pois o recordam como o filho do marceneiro.

“Nenhum profeta é bem aceito em sua casa e pelo povo que o conhece! Isto é compreensível porque a familiaridade no plano humano dificulta o ‘ir além’ e abrir-se à dimensão divina” – explicou o Papa. “Mesmo entendendo isso, Jesus se surpreendeu com a frieza com que foi recebido em Nazaré”.

Apesar de saber que nenhum profeta é bem aceito em sua pátria, o fechamento de coração de seu povo permaneceu para Ele obscuro e impenetrável: “Como é possível que não reconheçam a luz da Verdade? Por que não se abrem à bondade de Deus, que quis compartilhar nossa humanidade?”.

Este fechamento espiritual foi o motivo pelo qual Jesus não pôde realizar em Nazaré nenhum prodígio, tendo somente imposto as mãos a alguns doentes, curando-os.

Discorrendo sobre o episódio, o Papa fez uma observação sobre os milagres de Cristo, “que não são uma exibição de poder, mas são sinais do amor de Deus, que se concretiza quando encontra a fé do homem”.

De fato, o homem Jesus de Nazaré é a transparência de Deus, Nele Deus habita plenamente. “E enquanto nós buscamos sempre outros sinais, outros prodígios, não percebemos que o verdadeiro Sinal é Ele, Deus feito carne, é Ele o maior milagre do universo: todo o amor de Deus encerrado em um coração humano, em um rosto humano” – completou o Pontífice.

"Não coloquem Deus de férias!". Papa saúda os fiéis após rezar o Angelus

Depois de rezar a oração dominical do Angelus, o Papa se disse feliz em receber os peregrinos em Castel Gandolfo, aonde chegou esta semana para passar parte da temporada de verão. Em primeiro lugar, Bento XVI saudou a comunidade local e desejou a todas as famílias que desfrutem estes momentos de descanso para se ‘carregarem’ física e espiritualmente.

Em italiano, saudou as irmãs de Santa Isabel, provenientes de vários países do mundo, que estão vivendo um especial encontro, dez anos depois da Profissão Perpétua.

Em francês, o Pontífice deu as boas-vindas às religiosas Adoradoras do Santíssimo Sacramento de Senegal e Congo, e os jovens da Capelania do Golfo de St. Tropez. “Nesta temporada de verão, não coloquem Deus de férias! Pensem em rezar e em ir à missa aos domingos!”.

Já em polonês, o Papa cumprimentou os jovens bolsistas da Fundação Obra do Novo Milênio, reunidos em Lublin. Na cidade polonesa, fiéis de várias religiões se reunirão no ex-Campo de Concentração de Majdanek na noite deste domingo, 08, para elevar orações pela paz.

A Obra foi fundada há 12 anos pela Conferência Episcopal Polonesa em comemoração do pontificado do Beato João Paulo II, para divulgar seus ensinamentos e ajudar jovens sem possibilidades econômicas a prosseguir os estudos.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.