quarta-feira, 18 de julho de 2012

Semana Missionária: uma novidade da JMJ 2013

A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Brasil de 23 a 28 de julho de 2013, traz novidades para os participantes. Uma semana antes do evento, jovens de todo o país e também os do exterior poderão vivenciar uma semana preparatória baseada no tripé espiritualidade: solidariedade, missionária e cultura. Trata-se da Semana Missionária, que será realizada daqui a um ano, de 17 a 20 de julho de 2013.

Esta é a primeira vez, em toda a história da Jornada, que o evento contará com uma Semana Missionária. O assessor nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Juventude, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, explicou que foi feito um pedido oficial ao Pontifício Conselho para os Leigos, que são os responsáveis pelas Jornadas Mundiais da Juventude, para que o período antes chamado de “Dias nas Dioceses” pudesse ser, no Brasil, a Semana.

O caráter missionário desses últimos dias antes da Jornada tem sua origem, segundo o padre, numa característica própria do povo da América Latina: a missionareidade. Além disso, a iniciativa teve motivações no Documento de Aparecida, no Documento 85, que se refere à evangelização da juventude, e na realidade que se vive no Brasil.

— Nós somos um país extremamente missionário, onde os jovens cada vez mais se destacam pelo seu discipulado, por essa vontade de querer evangelizar. Nada melhor, então, do que envolver toda a Igreja no Brasil, não só os jovens, mas todas as nossas forças eclesiais dentro de uma Semana Missionária que é algo que nós já fazemos corriqueiramente, salienta o assessor.

O padre informou ainda que a proposta foi plenamente aceita pelo Pontifício Conselho para os Leigos e já sinalizou que a novidade, grande diferencial da Jornada no Brasil, pode se estender para as próximas edições do evento.

— Se tudo der certo aqui no Brasil, como anda tudo caminhando muito bem, é um legado que a Igreja no Brasil, que a nossa Jornada deixa para o mundo inteiro, para que nas próximas edições da JMJ possa acontecer também uma Semana Missionária, esclarece padre Carlos Sávio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.