quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dom Tarcísio dos Santos é o novo bispo de Duque de Caxias.

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 1º de agosto, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, como novo bispo de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, transferindo-o da Diocese de Divinópolis, em Minas Gerais.

Dom Tarcísio Nascentes dos Santos nasceu em Niterói no dia 27 de fevereiro de 1954. Em 1972, ingressou no Seminário Menor de São José, na Arquidiocese de Niterói, e participou de cursos de filosofia no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, além do Seminário Teológico da Arquidiocese de Mariana. Em Roma, de 1985 a 1992, fez bacharelado, mestrado e doutorado em Teologia Sistemática no Centrum Academicum Romanum Sanctae Crucis.

Em 8 de dezembro de 1978 foi ordenado sacerdote e é incardinado na Arquidiocese de Niterói onde ocupou os seguintes cargos: Professor no Seminário São José (1978-1979) e pároco da Paróquia de São Domingos em Niterói (1979); Vice-Reitor do Seminário e Coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocese (1980); Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ilha da Conceição (1981); pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema (1982-1985); pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (1993-1995); pároco de Nossa Senhora de Fátima em Venda da Cruz, São Gonçalo (desde 1997); e Diretor da Acadêmica do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese (desde 2003). Foi também Vigário Episcopal do Vicariato Norte da Arquidiocese de Niterói.

Dom Tarcísio também desempenhou as funções de Assistente Espiritual do Clube Serra; foi Reitor da Capela Nossa Senhora das Graças, no Colégio São Vicente de Paulo; vice-reitor, diretor espiritual e ecônomo do Seminário da arquidiocese; pró-vigário geral; membro do Conselho Presbiteral, da Comissão dos Presbíteros; sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas e da Associação Nacional dos Presbíteros do Brasil. Foi professor na Faculdade de São Bento, no Rio de Janeiro, e no Instituto Filosófico e Teológico na diocese de Nova Friburgo.

Em 11 de fevereiro de 2009 foi nomeado bispo de Divinópolis e em 18 de abril do mesmo ano foi sagrado.

Ele substitui Dom José Francisco Rezende Dias, que foi transferido pelo Papa Bento XVI da Diocese de Duque de Caxias para ser Arcebispo de Niterói.

O anúncio da Nomeação foi feito esta manhã pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, ao vivo pela Rádio Catedral, estando presente o padre Renato Gentile, administrador diocesano de Caxias, e padre Daniel Felix, diretor do jornal Pilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.