quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Filhos: reflexo do amor de Deus na família

Numa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja em nosso país realiza todos os anos a Semana Nacional da Família, que tem a finalidade de refletir, rezar e auxiliar as famílias na vivência diária da fé e na superação dos obstáculos comuns ao nosso tempo, que atentam contra os valores da família. Por isso, entre os dias 12 e 18 de agosto, o Portal da Arquidiocese preparou um especial que irá abordar a vocação de cada membro da família com o objetivo de valorizar o ambiente familiar e o ser humano, além de incentivar à família a ser uma educadora dos valores da Igreja. Nesta terça-feira, 14 de agosto, o especial trata sobre os filhos.

Os laços do matrimônio despertam no homem e na mulher a vocação ao amor, dada por Deus a todo ser humano. A partir desse matrimônio começa-se a construir uma nova família na qual o casal está unido em vista o bem de ambos e a geração e educação dos filhos. Os filhos são a semente do casal, são as paredes que ajudam na construção dessa família.

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" ( Efésios 6:1-3). Em conformidade com esta passagem bíblica, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Bispo Referencial da Pastoral Familiar no Regional Leste 1 e na Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto, recordou que, Jesus, Filho de Deus, ao proferir a sua aula magna sobre filiação aponta a obediência:

— Deus-Homem, é o Criador do Universo, é o Poder infinito, é o Amor sem fim. Jesus, Filho Eterno do Pai, filho no tempo de Maria, filho adotivo de José, profere a aula-magna sobre a filiação, cujo conteúdo principal consiste na virtude da obediência. (...) Ser filhos é ser pessoas em crescimento, em amadurecimento, desde que a obediência se viva com alegria e amor.

De acordo com os Assessores Arquidiocesanos do Setor Pré-Matrimonial do Rio, Ronaldo e Tatiana Melo, a vinda dos filhos reflete o amor de Deus.

— Nesse momento Ele nos mostra que o carinho, a atenção e o afeto que cada pai e cada mãe devem ter com seus filhos não é divido, mas é multiplicado. E, a exemplo do próprio Cristo, os filhos, enquanto irmãos, são apoio e sustento para toda a família, explicou o casal.

Os filhos são chamas vivas do amor de Deus na família, representam a unidade do casal e muitas vezes são eles que através de seus testemunhos conseguem levar a palavra do Evangelho para toda a família.

Confira o especial da Semana Nacional da Família. Amanhã, o tema abordado será "Família de Coração".


Raquel Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.