terça-feira, 28 de agosto de 2012

Rio de Janeiro: "Santuário da Juventude"

No último sábado, dia 25 de agosto, mais de 50 mil peregrinos do Rio de Janeiro participaram da Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida – Rainha e Padroeira do Brasil –, trazendo em seu coração a gratidão pelo Rio de Janeiro ter sido escolhido para sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) no próximo ano. Após a Missa, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta, seus Bispos Auxiliares, sacerdotes, diáconos e fiéis saíram em Via-Sacra até o Morro do Cruzeiro.

— Nós viemos aqui, de maneira muito especial, pedir que a mesma experiência da peregrinação que realizamos neste local também seja a dos jovens no próximo ano, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio. Assim como o Santuário nos auxilia no encontro com Deus, que também a sede da JMJ, através de todo o trabalho realizado, não só no Comitê Organizador Local (COL), mas nas paróquias, capelas, comunidades, escolas e tantos outros lugares, seja essa experiência de comunhão. (...) Esta romaria da Arquidiocese do Rio junto às demais dioceses que hoje aqui peregrinam é a oportunidade de pedir à Maria que ela entregue a Nosso Senhor o Rio de Janeiro como o grande Santuário da Juventude, que deve sempre viver a sua vida de fé com coerência, ressaltou Dom Orani.

O Diretor Geral da JMJ Rio2013, Monsenhor Joel Portella Amado, destacou a prática da oração como algo principal durante a preparação para a peregrinação dos jovens com o Papa Bento XVI.

— Daqui a um ano nós já vamos ter realizado a Jornada Mundial da Juventude. Trabalhamos como nunca e rezamos intensamente. Estamos aqui no Santuário Nacional porque a JMJ foi indicada para o Rio de Janeiro, mas é uma Jornada para o Brasil inteiro e, aqui, aos pés de Nossa Senhora Aparecida, nós queremos intensamente rezar destacando nessa peregrinação os jovens, os voluntários e todos da hospedagem. Assim como a Virgem Maria nos acolhe nesta casa, acolhemos também todos os peregrinos, disse.

De acordo com o Diretor Executivo do Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, Padre Arnaldo Rodrigues, a Romaria Arquidiocesana deste ano teve uma motivação especial, pois Nossa Senhora Aparecida é a principal patrona da Jornada.

— A Arquidiocese organiza durante vários anos, tradicionalmente, a romaria com todas as paróquias do Rio. Este ano ela tem um valor muito especial, pois Nossa Senhora Aparecida é a principal patrona da JMJ Rio2013. Pedimos à Maria que continue a interceder pela organização da JMJ e que ela também seja a condutora de todos os peregrinos e jovens que vão se encontrar com Jesus Cristo durante a Jornada no próximo ano. Além disso, rogamos para que ela interceda e continue a nos proteger em todos os trabalhos da JMJ, como um canal da graça de Deus também para todos nós, desejou o Sacerdote.

O Coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio e Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, também falou sobre a importância de rezar e pedir a intercessão de Maria para um bom êxito da JMJ Rio2013.

— A cada ano, a Arquidiocese do Rio realiza a maior peregrinação do Brasil rumo a Aparecida. A Padroeira do Brasil, que também é patrona da JMJ Rio2013, olha por nós, e isso nos motiva muito na prática da oração e da devoção. Viemos hoje aqui também para rezar pela Jornada, pelo êxito dessa peregrinação que vai reunir milhões de jovens com o Papa, para que a execução seja, de fato, qualificada, para que tenha muitos voluntários e para que a JMJ seja marcada por um bom acolhimento. O Cristo Redentor, com seus braços abertos no alto do Corcovado, nos inspira a realizar um bom acolhimento e, tendo em vista que na base do monumento nós também temos a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, viemos aqui, hoje, para agradecer pelos trabalhos pastorais realizados e, ao mesmo tempo, pedir muita força e proteção, para que tudo dê certo no próximo ano, afirmou Padre Omar.

Durante a Via-Sacra até o Morro do Cruzeiro, o Arcebispo, seus Bispos Auxiliares, sacerdotes, diáconos e uma multidão de fiéis recordaram que é preciso passar pelas dificuldades para alcançar a vitória conquistada por Jesus e agradeceram a Deus e à Virgem Maria por todas as graças e bençãos concedidas, dentre elas, poder sediar a Jornada Mundial da Juventude.

— É muito importante vir aqui na Basílica de Nossa Senhora Aparecida pedir a intercessão de Nossa Mãe e Padroeira da JMJ pelos preparativos neste um ano que falta para a Jornada. Que possamos intensificar nosso trabalho, conquistar mais voluntários, animar as hospedagens e pedir a intercessão dela para que todos os jovens que estarão vindo ao Rio de Janeiro venham com os corações abertos, para que possamos, juntos, evangelizar o mundo, disse o Membro do Movimento de Vida Cristã, Thiago de Oliveira.

— É muito bom participar desta peregrinação e mais ainda vivenciar esta Via-Sacra junto com todos da Arquidiocese. Quando nos damos conta e refletimos que Jesus foi crucificado por nós, percebemos que qualquer coisa que façamos em prol do Reino de Deus e pela evangelização vale muito a pena, ressaltou Maria Alice, da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, em Jacarepaguá.

— Esse momento da Via-Sacra é muito importante para todos nós, da Arquidiocese do Rio. Eu, por exemplo, participo há 25 anos ininterruptamente e é sempre uma emoção muito grande. Agradeço a Deus porque em todos esses momentos, de romaria e oração,ele tem acalmado meu coração, testemunhou Célio Rodrigues dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Pavuna.

* Fotos: Gustavo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.