segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Semana Nacional da Família: o casal

Para marcar a Semana Nacional da Família, o Portal da Arquidiocese preparou um especial que irá abordar a vocação de cada membro da família com o objetivo de valorizar o ambiente familiar e o ser humano, além de incentivar a família ser uma educadora dos valores da Igreja. Nesse domingo, 12 de agosto, o especial começa falando sobre o casal, o começo de qualquer relação familiar.

O casal é o pilar de sustentação de uma família, é o inicio das gerações e por isso deve ser valorizado. O Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto, aponta Maria e José como um casal modelo que ao longo de suas vidas, confiaram em Deus e disseram sim ao plano que Ele tinha lhes confiado. Assim devem ser os casais de hoje: firmes na fé e disseminadores da palavra do Evangelho na família.

- Maria e José, modelo de todos os casais humanos, revelam que Deus se encontra nas circunstâncias mais comuns da vida familiar e que o espaço físico de uma igreja, de uma capela ou de um oratório dentro do lar, ajuda ao recolhimento íntimo, favorece a oração mental, a fim de que se possa descobrir Cristo que caminha ao lado do casal que pretende construir a Igreja doméstica na sua família, afirmou Dom Antonio.

Para o assessor do setor Pré Matrimonial da Pastoral Familiar, Ronaldo Melo, um casamento vivido dentro dos ideais cristãos, traz a presença de Deus para a vida do casal:

- O matrimônio cristão bem vivido traz a presença de Deus na vida do casal e garante que ele seja algo muito maior do que um amor recíproco. Neste último, o olhar se limita ao campo da visão, no matrimônio, o casal entra na história da salvação das gerações, disse.

Que o exemplo do casal José e Maria sirva para guiar a vida de todos os casais em um caminho cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.