quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A importância da música na evangelização

A arte é dom de Deus e a música é um dos segmentos que mais atinge a alma humana.

Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã na música, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média com seu Dom Musical, tanto que uma basílica foi construída em sua honra no século V. Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas Cecílias: a da história e a da lenda. A Cecília histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos.

A casa transformou-se em igreja, que se chamou mais tarde Santa Cecília no Trastévere; o terreno tornou-se cemitério de São Calisto, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas.

O dom musical, quando colocado a serviço da fé e da evangelização, é uma poderosa rede de pesca. Muitos são reconquistados, por Deus por meio da música.

O Papa Bento XVI nos ensina: "Quem tem o dom do canto pode fazer cantar o coração de tantas pessoas nas celebrações litúrgicas”. Pela música recebemos a Palavra "com os sentidos e com o espírito. A ação evangelizadora da Igreja tem a música como um grande auxílio na sua missão. Ela favorece a fé e é um elemento importante na nova evangelização. Santo Agostinho, um dos pais da Igreja, foi influenciado pela escuta dos salmos e hinos das celebrações eucarísticas presidida por Santo Ambrósio, homem de grande sensibilidade musical, no período da sua conversão ao Cristianismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.