terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CONFISSÃO


Confissão é o meio certo de receber o perdão.
Foi Jesus quem deu aos padres o poder de perdoar os nossos pecados.

Jesus falou: “ A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados, a quem os retiver...” Evangelho de São João 20,19-23.

Mês de Dezembro 2012 teremos os seguintes dias e horários para confissões:

Dia 17/12/2012 Matriz de Santa Rita - Horário: Após à missa das 18:00h

Dia 19/12/2012 Santa Catarina - Horário: 19:00h

Dia 20/12/2012 Sagrada Família - Horário: 19:00h


Dia 21/12/2012 Santo Cristo dos Milagres - Horário: 19:00h




Para uma confissão bem feita é necessário:

1º - Exame de consciência para achar os pecados.
2º - Arrependimento para ter vergonha de ter desobedecido a Deus (Lc 18,13; Mt 26,75; Lc 15,21)
3º - Propósito e da vontade séria de não mais pecar.
4º - Confissão para contar tudo ao padre
5º - Satisfação para rezar aquilo que o Padre der como penitência.

Pecado esquecido na hora da confissão fica perdoado se fiz bem o exame de consciência.
Pecado escondido na confissão não fica perdoado e não posso comungar, tendo que fazer nova confissão.
Não é errado colocar comida limpa no prato sujo?
Está errado receber Jesus com o coração manchado de pecados.
Primeiro lavamos o prato e depois colocamos a comida.

Primeiro temos que fazer uma boa confissão para então receber Jesus Eucarístico.
Se quiser confirmar leia Carta de São Paulo aos Coríntios 11,23-29

RECONHECER-SE PECADOR
"Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purifica de toda a culpa" (1ªCarta S.João 1,8-9).
O pecado é aquele egoísmo que vai tomando conta de nós e faz com que negligenciemos os nossos deveres para com Deus, para com os outros (pecado social) e até para connosco mesmos.

BREVE EXAME DE CONSCIÊNCIA
1 – Tenho duvidado ou negado as verdades da fé católica (virgindade de Maria, Casamento dos Padres, Confissão, Imagens, Santos, etc)
2 – Pratiquei a superstição ou o espiritismo?
3 – Comunguei alguma vez sem estar devidamente disposto?
4 – Faltei a missa em algum Domingo ou Festa de guarda, por culpa minha?
5 – Guardei os dias de jejum e abstinência?
6 – Omiti algum pecado grave na confissão?
7 – Manifesto respeito e carinho aos meus pais e familiares?
8 – Atendi bem o meu lar e ocupo-me do meu cônjuge e dos meus filhos?
9 – Dei mau exemplo às pessoas com quem convivo?
10 – Corrijo com cólera e injustamente meus filhos e as pessoas?
11 – Zango-me freqüentemente com as pessoas da minha família?
12 – Procuro ajudar as pessoas da minha família, amigos e conhecidos? Sou alegre com eles?
13 – Causei algum dano aos outros com palavras ou obras?
14 – Fui imprudente na condução de veículos?
15 – Pratiquei, aconselhei ou facilitei crime grave de aborto?
16 – Tenho ódio ou rancor de alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.