terça-feira, 18 de junho de 2013

Dom Orani visita obras do Campus Fidei.

No último domingo, 16 de junho, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta visitou o Campus Fidei, em Guaratiba para acompanhar as obras que já estão sendo realizadas o local.

O bairro irá receber a vigília e a Missa de Envio com o Santo Padre, Papa Francisco e, para isto, uma grande estrutura com banheiros, bebedouros e até mesmo uma rua onde o Pontífice irá transitar entre os fiéis de papa móvel estão sendo montadas. Só o palco terá um total de 4.000m², com a capacidade de 750 pessoas. A expectativa é que a estrutura esteja pronta até a primeira semana de julho.

Dom Orani mostrou-se motivado com o andamento das obras:

— Já podemos ver caracterizado o local onde vai ser a celebração e todo o espaço se perde de vista sendo preparado para atender os peregrinos que com toda alegria. (...) O Campus Fidei é um lugar que está despertando um olhar da sociedade e do mundo para aquela região da cidade do Rio de Janeiro e isso ocasiona uma procura pela melhoria daquela região também, disse do Pastor.

Segundo o Arcebispo, a ida do Papa Francisco à região irá levar melhorias para Guaratiba:

— Eu creio que a ida da JMJ pra essa região vem despertando um olhar da cidade para a região oeste e é também um despertar do poder publico para as melhorias ali. Esperamos, claro, que não só para Guaratiba, mas para todas as regiões do Rio de Janeiro que também querem viver com dignidade, afirmou.

A área do Campus Fidei ocupa 1,3 milhão de m² e contará com 22 lotes, 32 ilhas de serviço. O palco terá uma plataforma elevatória de 75 metros de largura, 68 metros de profundidade e capacidade para 750 convidados.

Estão previstos no espaço 4.673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 são adaptados para pessoas com deficiência física. Serão 615 lavatórios, 4.920 pias/bebedouros e 2.016 posições de mictórios.

Programação

As atividades no Campus Fidei começarão cedo. Na sábado, dia 27 de julho, os peregrinos poderão chegar ao Campus Fidei a partir das 6h da manhã. O Papa Francisco deverá chegar ao local de helicóptero e passar no meio do público de papamóvel, a uma distância média de 50 a 100 metros dos fiéis. O trajeto até o palco será iluminado por 5 mil lanternas de papel. Entre o palco e a multidão será criada uma rua, para ser utilizada como via de emergência.

A vigília deverá começar às 19h30min com momentos de oração e apresentações artísticas. Para dormir, a recomendação é de que os peregrinos não levem barraca, mas apenas sacos de dormir. O objetivo é não bloquear a visão do palco e otimizar o espaço.

No domingo, dia 28 de julho, o Pontífice chegará novamente ao Campus Fidei às 10h30min. Ele irá celebrar a missa de envio, que encerra a JMJ, e anunciar a sede para a próxima Jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.