terça-feira, 1 de outubro de 2013

Homilia - Evangelho de São Lucas 9, 51-56

Homilia: Pe. Luis Telles

          Amados Nesse dia que iniciamos o mês de outubro, mês todo dedicado à missão, que como bem sabemos não pode ser somente experimentada, percebida, valorizada, em um único mês do ano, mas é um mês, o mês de outubro, o mês de referência para que a Igreja toda renove a sua consciência batismal de que uma vez passando pela graça do batismo todos nós somos configurados na missão de Jesus Cristo. Não existe ninguém que seja batizado, que não esteja constitutivamente no mais profundo do seu ser, unido, particípete da missão de Jesus Cristo. Então é a proclamação neste dia de hoje, durante todo esse mês, para que cresca a nossa consciência de estarmos presentes na vida, nas muitas tarefas da vida humana, presentes na vida das nossas comunidades paroquiais, presente no mundo do trabalho, enfim, na sociedade, nas relações do dia a dia, como verdadeiros missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. Algumas semanas ainda, nós experimentamos a força da Jornada Mundial da Juventude, que tinha justamente como lema dessa jornada o intuito, o impulso missionário, quando Jesus no mandato do evangelho vai convocar e enviar os seus discípulos apóstolos e assim toda igreja: "Ide por todo o mundo e fazei discípulos meus, todos os povos." A nossa presença por aquilo que nós falamos, por aquilo que nós agimos, pela maneira por que nós nos fazemos presentes em todas as relações do dia a dia precisam sinalizar a boa notícia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso queria que essa homilia de hoje, a você que nos ouve aqui na comunidade Paróquia de Santa Rita, aqueles que nos acolhem através da rádio catedral, seja para todos nós uma abertura de coração e entendimento de que nós todos somos empreendedores do Reino de Deus, somos comprometidos com a missão de Jesus Cristo, por Ele nós fomos convocados, por Ele nós somos eleitos, por Ele nós somos enviados para poder marcar a nossa presença do evangelho diante do mundo, um mundo sedento de um coração novo espera que os discípulos de Jesus possa comunicar a novidade do coração de Jesus em missão.

     Nós celebramos hoje o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Teresinha aos 14 anos de idade, sai de Lisieux , da sua cidade e vai a Roma pedir ao Papa autorização para poder entrar no convento. Recebe essa autorização e dentro do convento, pela sua maneira de ser, pela sua maneira de se fazer presente, pela vida profunda de oração e de modo particular pela comunhão, pelo sentido de comunhão com toda igreja, é considerada depois, pela mesma igreja, pela maneira como viveu, patrona, padroeira da missão, justamente para nos ajudar a tomar a consciência de que o lugar aonde nós estamos, o lugar aonde nós fomos plantados, mesmo que seja um lugar circunscrito, pequeno, que nós poderíamos pensar: "a não, eu tenho que sair do Brasil para ir a Moçambique fazer a missão". A missão também acontece assim, sair daqui e ir em direção de outros povos, mas o princípio missionário de Jesus, é que nós, aonde nós estivermos, nós nos sintamos enviados, convocados, eleitos, participantes do grande serviço de Jesus Cristo ao mundo e comprometendo a nossa vida pela prática da oração, pela atitude concreta da caridade e da fraternidade junto aos irmãos, pelo anuncio da Palavra de Deus possamos transformar o lugar aonde estivermos e aí fazer a missão de Jesus acontecer.

     Coloquemo a nossa vida pessoal, a vida de toda comunidades, diante dessa força missionária de toda igreja e entreguemos a nossa vida numa atitude de poder dizer: eu também participo da missão do Senhor, sou batizado, eu comungo na mesa da eucaristia e na mesa da Palavra, comungo da presença do Senhor, tenho a presença D´Ele na minha vida, e justamente por isso eu sou chamado a oferecer o que Ele próprio já me ofereceu por primeiro: o seu amor e aminha presença amorosa no mundo, afetuosa e fraterna sinalizará o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

     Diz o próprio Senhor Jesus no livro do Apocalípse: "Eis que estou a porta e bato. Se você abrir a porta, eu entrarei e cearei convosco". Por isso meus irmãos e minhas irmãs, sintamos nessa cerebração e durante todo mês o apelo de Jesus Cristo de nos colocarmos a serviço e que a missão do Evangelho aconteça entre nós.

Pe. Luis Maurício Telles


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.