segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Evangelho de São Lucas 14, 12-14

Evangelho de São Lucas 14, 12-14 

Homilia: Pe. Wagner Toledo 

Amados, Nós temos sempre muito vivo em nosso coração, viva em nossa mente, a lembrança dos mandamentos do Senhor e o quarto mandamento nos trás justamente o compromisso de honrar a família, com seus laços. O Cristo Jesus mais ainda se dedicou a fomentar em nós a importância e o valor dessa instituição tão divina. 

Hoje nesta manhã quando abrimos a Escritura para a Santa Missa e nos deparamos com o capítulo 14 de Lucas, levamos um susto; será então que tenho de cortar os meus laços com meus familiares? não vou então ter atitudes de proximidade para com eles? Mas nós não lemos as Escrituras de maneira isolada, em pontos isolados, mas em seu contexto. E acompanhando a trajetória do Cristo, nós logo percebemos que antecede hoje, a esse momento, a disputa que havia entre as pessoas. O que o Cristo tanto presenciou, até mesmo na estrutura religiosa da época, em que se buscava vantagens, como se beneficiar, como tirar proveito em tudo. Parece não tão diferente de nossa época. 

Ele então diante dessa realidade, discipulando, doutrinando seus seguidores, Ele hoje apresenta para nós que queremos estar no grupo dos amigos de Jesus, de caminharmos com Ele, de que as nossas ações, todas elas, não podem de maneira alguma ter equivalência, semelhança, com atitude daqueles que buscavam barganhar as coisas, daqueles que buscavam seus interesses próprios. Não. Atitude do seguidor de Jesus Cristo é uma atitude que não tem interesse. Seu único interesse é realizar o bem ao outro. Então aí o Cristo entra e apresenta para nós, nos recordando como que é a atitude de gratidão daquele que não tem como retribuir ao receber um favor, uma ajuda sua. Quantas vezes até mesmo nós sem merecimento, por causa de embaraços ou dificuldade que causamos às pessoas, de repente, em um momento de precisão, aquela pessoa que fora prejudicada, que estava ressentida conosco, ela vem e nos socorre, estando ao nosso lado. Que alegria que provocou em nosso coração, não só o fato de recebermos aquele favor, aquela ajuda, mas de perceber a grandeza de um coração que não se deixa endurecer pela maldade, mas o desejo unicamente de ser solidário, de ajudar, de colaborar. 

Então olhamos essa realidade e também hoje com a Primeira Leitura e nos colocamos na presença de Deus aonde sabemos que tudo é misericórdia, é bondade, é graça. Não é de maneira alguma pelo nosso merecimento, mas pelo Seu amor infinito que Ele nos comunica, o perdão, a misericórdia e nos dá oportunidade; nem mesmo a quantidade de orações que podemos realizar, são capazes de barganhar, pois que com Ele não tem troca, mas rezamos e procuramos estar continuamente em Sua presença, para ter a sua graça, a sua benção, principalmente nessa sintonia, nos assemelhar a Ele para que também possamos fazer o bem e nosso dias sobre essa terra sejam dias melhores. 

Que o Senhor nosso Deus Ele nos abençoe e como hoje o salmista em sua oração, ele trata pedindo ao Senhor, ao céus, que pelo Vosso imenso amor, Ele possa responder, que cada um de nós hoje em nossas orações, procurando seguir o que o Senhor nos ensina, possamos assim encontrar já a respostas que Ele tem para cada um de nós neste dia. 

Padre Wagner Toledo 
Pároco Matriz de Santa Rita - Centro - RJ"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.