quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

APÓSTOLO DOS GENTIOS

APÓSTOLO DOS GENTIOS

Queridos fieis, hoje a Santa Igreja nos convida à uma grande reflexão sobre a conversão de São Paulo, devido aos imensos benefícios realizado por ele.

Vocês ainda se lembram do momento do vosso chamado? Foi ainda crianças, através das suas famílias, ou na fase adulta como Eu?

Eu me lembro bem quando O Senhor através de uma santa missa me chamou, pois já tinha meus 33 anos. E vos falo que, demorei a aceita-lo (“É difícil você teimar contra o ferrão – At 26,14).

Mesmo que vocês tenham sido chamados quando crianças, através da vocação de vossas famílias ou em algum momento já na fase de discernimento (adolescência/adulto), o Senhor sempre se mostra presente e o quão necessário Ele é para nós.   

Para que consigamos buscar no fundo de nossos corações o momento desse grande chamado de Deus, farei, humildemente, como leiga, mas adoradora da palavra do Senhor, algumas considerações a respeito da Conversão de São Paulo e que ela nos possa ser um “norte” na caminhada junto ao Pai.

À saber:

Saulo, como era chamado inicialmente, era judeu fervoroso da Tribo de Benjamim, nascido em Tarso da Celícia, era fariseu e também gozava de todos os direitos de cidadãos romanos. Foi educado em Jerusalém e se declarava inimigo de Jesus Cristo. Participara da perseguição promovidas pelos judeus contra a igreja de Jerusalém e acompanhou de perto o martírio do Diácono Estêvão, sendo, a partir deste episódio, o grande perseguidor (At 7,58.8,1).

Após o episódio do martírio de São Estêvão, Saulo requer aos sumos sacerdotes de Damasco cartas de representação às sinagogas para condução de prisioneiros cristãos para Jerusalém, o que lhe é concedido.
Paulo (nome romano), caminha por oito dias pela arenosa estrada que vai de Jerusalém a Damasco, quando de repente um clarão lhe faz cair por terra e uma voz lhe perguntara: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” e Ele responde: “ Quem és, Senhor?” e a voz continuou: “Eu sou Jesus a quem tanto persegues.”

Amedrontado por aquela voz, Paulo murmura: “Senhor, que queres que eu faça?” e ai, veio a resposta: “Levanta-te, entra na cidade. Ai te será dito o que deves fazer.” (At 9). Ainda atordoado com aquela voz, Paulo levanta do chão, como os olhos abertos, mas nada conseguia enxergar. Aquele clarão havia tirado totalmente a sua visão.

Paulo, não estava só na sua caminhada! Todos aqueles que o acompanhava ouviram um som confuso de vozes. Com o silêncio que adveio após a conversa entre Paulo e o Senhor, todos se olharam e mudos continuaram a caminhar para a cidade de Damasco.

Sem qualquer possibilidade de ver o que estava a sua frente, Paulo entra na cidade de Damasco, encontra um judeu chamado Judas que lhe oferece estadia. Ali, Paulo por três dias se recusa a beber e a comer, apenas esperava novas instruções e orava. 

Naquele mesmo momento, havia um homem que recebera uma ordem de Deus, este, era Ananias. Assim, disse-lhe o Senhor: “Levante-te, vai à rua Direita e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; ele está orando”.  Tão logo, Ananias responde ao Senhor: “Senhor, muitos já me falaram desse homem, dos males que fez aos teus fieis em Jerusalém. E se vem aqui, é a mandado do príncipe sacerdote, para prender todos aqueles que invocam teu nome”. O Senhor responde aos anseios de Ananias mandando o calar-se: “Vai, porque esse homem é o instrumento que eu escolhi para mim.” (At 9,10-15).

Paulo sabia que naquela noite em Damasco iria receber a resposta e logo tão breve ouvira a voz de Ananias que disse-lhe: “Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista.”

Então recuperado da visão, Paulo recebera o sacramento do Batismo, da Confirmação e da Ordem por Ananias e fora purificado de todos os seus pecados, descobrindo assim seu verdadeiro e justo lugar na vida de Israel.

A notícia da conversão de Paulo espalha-se rapidamente e após o batismo, é obrigado a fugir de Damasco das ameaças de morte por traição aos seus juramentos judaicos. Vai para Jerusalém para ajuntar-se aos discípulos e pregar o nome do Senhor. (At 9,26-30).

Portanto, é no caminho à Damasco que Paulo tem a chamada Conversão, onde encontra o amor de cristo e dali por diante procura testemunhá-lo pelo resto de sua vida. Se fascinou por Jesus e por Ele viveu e sofreu sendo testemunha no meio de homens e mulheres de etnias, religiões e culturas diferentes por todas as nações.

Diante do testemunho contado da Conversão de São Paulo, cabe a nós cristãos fazermos uma busca interior tomando o exemplo de São Paulo para que sejamos o iluminar, o farol da luz Divina, assim como elo foi.

Escrito por: Danielle Soares 
Matriz de Santa Rita de Cassia, Centro, Rio de Janeiro.


 Você sabia...
Que o Estado de São Paulo comemora seu aniversário no mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a Conversão de São Paulo?

Sim. No dia 25/01/1554 o nome da Cidade de São Paulo foi escolhido pelo Padre José de Anchieta, conforme carta à Companhia de Jesus que dizia a seguinte frase: “... A 25 de janeiro de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa...”

Leitura Recomendada:
At 9,1-22. 22,3-16. 26,9-18
1 Cor 9,1. 15,18
Gl 1,..11s
Mc 16,15-18

Fontes:
Bíblia Sagrada Edição de Estudos; Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges Beneditinos de Maredsous; 5ª Ed.; São Paulo: Ave-Maria, 2015;
Crossan, John Dominic; Em busca de Paulo: como o apóstolo de Jesus opôs o Reino de Deus ao Império Romano / Jhon Dominic Crossan e Jonathan L. Reed; tradução Jaci Marashin; 2ª Ed.; São Paulo:Paulinas;2007 (Coleção Bíblia e arqueologia)
Fabris, Rinaldo; Paulo: apóstolo dos gentios / Reinaldo Fabris; tradução Euclides Martins Balancin; 5ª Ed.; São Paulo:Paulinas,2008 (Coleção Luz do Mundo);
Ropes, Daniel da Academia Francesa; A igreja dos Apóstolos e dos Mártires; tradução Emérico da Gama; 3ª Ed; São Paulo:Quadrante; 2014;

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo texto.Escrever um texto tem que ser igual ao cantar, onde colocamos nossa alma na música e você conseguiu exatamente isso ao escrever, colocar sua alma no texto. Parabéns!
    Que Deus possa sempre te utilizar como instrumento d'Ele.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto e meditação! Lembrarei dessas palavras nos meus momentos de fraqueza.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.