quinta-feira, 25 de maio de 2017

Não Confundam Facilidade com Felicidade - Parte I!

Não Confundam Facilidade com Felicidade - Parte I!

Olá fiéis, Salve Maria... quanto tempo enh?! Vida de Consagrada ao Nosso Senhor pelas mãos de Maria não é fácil não!

Primeiramente gostaria de explicar para vocês a necessidade de mudar a disposição que vinha escrevendo para o Blog da Matriz de Santa Rita de Cássia e dizer que não foi uma escolha minha e sim de Nossa Senhora e de toda Santa Igreja.

Conhecer e escrever sobre a História da Igreja é muito gostoso, mas o testemunho vem sendo cada vez mais pedido pelo Papa Francisco e seus Sacerdotes. Isso não quer dizer que entre um testemunho e outro não falarei sobre a História da Igreja.

E para aqueles que pela primeira vez leem um texto escrito no Blog (fica o convite para as outras leituras já postadas) é mais ou menos assim: Eu pegava uma data festiva e vinha com o conteúdo da História da Igreja para àquela data e no finalzinho vinha uma curiosidade sobre o tema.

Nos textos, não havia nenhum tipo de testemunho ou experiência espiritual, mas tão somente dados históricos.

Diante da necessidade do Clero em levar a palavra do Nosso Senhor de uma maneira simples e eficaz, comecei as minhas buscas para uma melhor evangelização nos moldes ora solicitado.      

Como tudo na vida é pesquisa e leitura, me deparei como a Exortação Apostólica EVANGELLI NUNTIANDI do Papa Paulo VI sobre a evangelização no mundo moderno e nesta Exortação obtive todas as respostas e confirmações necessárias para continuar minha jornada através das palavras.

Primeiro parágrafo lido no documento: “O empenho em anunciar o Evangelho aos homens do nosso tempo, animados pela esperança, mas ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia, é sem dúvida alguma um serviço prestado à comunidade dos cristãos, bem como a toda a humanidade”.

Ai né... logo na primeira página, as palavras do Santo Papa tomaram conta de mim e a ansiedade de encontrar a reposta ao pedido do Papa Francisco e de Nossa Senhora e de todo o Clero só aumentavam...

Tão logo na página 48, item 41 da Exortação vem assim descriminado: “O testemunho da Vida: E antes de mais nada – [...] é conveniente realçar isto: para a Igreja, o testemunho de uma vida autenticamente cristã, entregue nas mãos de Deus, numa comunhão que nada deverá interromper, e dedicada ao próximo com um zelo sem limites, é o primeiro meio de evangelização”.  

NESTE MOMENTO AS MINHAS DUVIDAS E TODA AQUELA ANSIEDADE ACABARAM! Estava no caminho certo!

Como bem disse São Paulo (“Como faz para não querer ser como São Paulo?”): “Não tenho, de fato, de que gloriar-me se eu anuncio o Evangelho; é um dever este que me incumbe, e ai de mim, se não pregasse”.  

Como necessário se faz a evangelização e o testemunho de vida, começarei pela minha primeira experiência... que “concidentemente” (nós católicos não acreditamos em coincidência e sim em providência divina!) começou na Matriz de Santa Rita de Cássia, tão logo após alguns dias da sua data festiva dia 22 de maio de 2015!

PRIMEIRA PARTE – DIFICULDADE É DIFICULDADE

Ainda me lembro da primeira vez que entrei na Matriz de Santa Rita no Centro do Rio de Janeiro, com uma ex-colega de trabalho e que hoje, é minha madrinha de Crisma (responsável pela minha caminhada na Fé!!! *Fica a dica ai, Vaninha!).

Foi numa terça-feira de junho de 2015, o clima do dia estava bem agradável e passei o dia ansiosa para meu primeiro encontro REAL com Ele! Neste dia também foi meu primeiro encontro com os Catequistas da Matriz (Luciana te adoro!).

Ao entrar na Igreja olhei para o Altar e lá estava Santa Rita de Cássia plenamente com suas vestes gloriosas junto com seus Santos de devoção; Santo Agostinho (não tenho maturidade para este Santo homem – Amo tudo que Ele deixou para nós) e São Nicolau de Tolentino (não é o Papai Noel gente!) e não tive outra reação a não ser me debulhar em lágrimas (sou muito chorona embora não pareça hahahahaha).

Ali, assisti minha primeira missa. Eu não sabia N.A.D.A!!! Não sabia o que falar; a hora que precisava ficar de pé; a hora que precisava sentar; para onde eu olhava... a Igreja tinha tanta informação para mim que, naquela hora começou o colapso espiritual.

P.S.* Vocês devem estar se perguntando o que Eu estava fazendo ali, né... perdida e extremamente confusa? Eu procurava pelo Sacramento da Eucaristia a 3 (três) anos e nunca conseguia me adequar as datas e horários que as Igrejas me ofereciam. Após 3 (três) anos de muita batalha eu consegui ser acolhida por Santa Rita! Tinha que ser Ela – Santa das causas impossíveis! Na próxima oportunidade contarei como aconteceu minha conversão ao catolicismo e a peregrinação até chegar aqui!  (próximos capítulos).  

Ao término da missa a minha vontade era de sair correndo e nunca mais aparecer naquela Igreja de tanta vergonha que fiquei... imagina só um ser humano com 35 anos que nunca tinha participado de uma missa... EU! (Pouquíssimas vezes participei de uma missa, apenas em cerimonias de casamento e de falecidos – achava entediante – não sabia seu real significado...).

Mas algo surpreendente aconteceu naquela minha primeira Missa (mesmo depois do meu desespero), naquele meu primeiro encontro com a Catequese, naquele primeiro olhar para o Altar, que jamais irei esquecer... Santa Rita tocou meu coração e disse que minha vida nunca mais seria a mesma. E pior que não foi mesmo!  Que, se eu queria do fundo do meu coração a Eucaristia que Ela seria minha intercessora. Neste dia, Eu ganhei minha primeira melhor amiga do céu! (tem outras... vou contando aos poucos!)

Com lágrimas nos olhos (porque eu tô emocionada) eu pergunto à vocês: Foram fáceis esses um ano e meio para a formação para o recebimento do Sacramento da Eucaristia? Não mesmo! Tudo que a mente de vcs imaginarem aconteceu e mais um pouco hahahahahahah!

Eu vivia num mundo que o sinônimo de felicidade era a facilidade. Se as coisas vinham fáceis era sinal de felicidade e que Deus estava ao meu lado! Quanta tolice! Na verdade, era uma facilidade aparente e uma felicidade momentânea... pois o vazio que existia dentro de mim nunca acabara.

Digo a vocês uma realidade, a Eucaristia preencheu todas as lacunas da minha vida e nunca mais me senti vazia. Hoje a felicidade tem gosto de todas as minhas conquistas alcançadas. Minha felicidade está em servir ao Nosso Senhor pelas mãos de Maria e pela intercessão de Santa Rita de Cássia.

Ah vcs devem estar se perguntando: e a facilidade!? A facilidade eu comi! Hahahahaha. Brincadeira... A palavra facilidade não está no vocabulário de nós Cristãos, pois ser cristão é bem difícil... seguir uma vida com retidão e ética é como contar os grãos de areia da praia de Copacabana.

Todos os dias de nossas vidas devemos juntar um bom punhado de areia nas mãos e precisamos contar cada grãozinho... Possivelmente passaremos por essa vida e não saberemos a quantidade de grãos existentes na praia de Copacabana, mas uma coisa é certa, ai de nós se não tivermos a perseverança e humildade para fazer esta contagem.   

Danielle Soares. Matriz de Santa Rita de Cassia, Centro do Rio de Janeiro
Totus Tuus Mariae!
Viva Santa Rita de Cássia!

Você sabia? Que na Matriz de Santa Rita de Cassia no Cento do Rio de Janeiro esta exposta a primeira imagem no Brasil da Santa através de uma pintura?

Sim, Sabia! O culto à Santa Rita de Cássia teve início no Rio de Janeiro antes de 1710, quando aqui chegaram o fidalgo português Manuel Nascentes Pinto, sua mulher Da. Antônia Maria e o filho Inácio. Veio em missão dada pelo rei de Portugal, D. João V. O casal trouxe de sua pátria um belo quadro de Santa Rita de Cássia, Santa de sua devoção, que por vários anos vinha sendo cultuada no solar da chácara, que ficava no limite da atual Rua Teófilo Otoni até a cercania do Morro da Conceição. De grandes virtudes e muito simples, todos os anos, no dia 22 de maio, os nobres portugueses reuniam muitos religiosos na residência senhorial, para a veneração da Santa de devoção, toda a Cidade era convidada. Em pouco tempo resolveu ampliar o local da veneração, construindo na propriedade uma Capela (atual Igreja de Santa Rita) e mandando vir de Portugal uma rica imagem da Santa que está até hoje no altar.
   
  Fontes:
Bíblia Sagrada Edição de Estudos; Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges Beneditinos de Maredsous; 5ª Ed.; São Paulo: Ave-Maria, 2015;
Exortação Apostólica, Evangelli Nuntiandi, do Sumo Pontífice PAULO VI, Sobre a evangelização no mundo contemporâneo; 22ª edição – 2011; São Paulo; Paulinas, 3ª reimpressão – 2015;



Um comentário:

  1. Olá! É a primeira vez que venho ao blog. Gostei do testemunho, pois me identifiquei com ele. Estava afastada da igreja e voltei quando comecei a me interessar pela história de santa Rita. Meu primeiro contato com a igreja de Santa Rita foi na festa de santa Rita desse ano e chorei como um bebê. Me senti muito tocada. Meu segundo contato foi quando estava procurando uma igreja para confessar no centro e novamente fui parar na Matriz de Santa Rita. Hoje eu pedi uma graça por intercessão de Santa Rita e tenho certeza de que irei alcançar e ela não irá desistir de mim.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.