sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alegria em servir a Deus.

Na noite da última quarta-feira, 9 de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, entregou a provisão aos 9 dos 11 neosacerdotes ordenados em abril passado. Dois deles seguiram em missão à Paranatinga (MT), dentro do Projeto Missionário Igrejas Irmãs. A celebração foi realizada na Capela do Palácio São Joaquim e contou com a participação do Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Nelson Francelino e do Monsenhor Roque Costa Souza, que foi reitor do Seminário São José nos últimos anos e nessa mesma data, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Auxiliar desta Arquidiocese.

Durante a celebração, Dom Orani incentivou aos presentes e, à luz do Salmo 121, pediu para que os novos sacerdotes nunca percam a alegria de servir a Deus.

— Pela vida afora, nós teremos cansaços, dias difíceis. Nem sempre tudo o que nós planejamos acontece, mas acho que o Salmo de hoje deve estar presente na vida de cada um de nós, como uma oportunidade de nunca perdermos a alegria de celebrar, de atender as pessoas, de ir à casa do Senhor, disse.

O Arcebispo afirmou ainda que, além da sabedoria e da preparação de um sacerdote, é necessário que o padre tenha um testemunho alegre, porque é com essa alegria que o homem de Deus vai anunciar a Boa Noticia a todos. Dom Orani ressaltou também a importância de viver unido ao Senhor:

— Não tem outro jeito de vivermos, senão unidos a Cristo. Não podemos jamais perder de vista que tudo isso que nós fazemos tem por finalidade o anúncio de Cristo. E para que isso aconteça, para darmos frutos no meio de tudo, é preciso estar unido a ele: seja pela oração diária, pelo tempo de meditação, pela eucaristia, recordou.

Emocionados e ansiosos, os padres foram chamados, um a um, para receberem a provisão com o nome da paróquia onde irão servir. Padre Rafael de Souza, provisionado para a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Guaratiba, resumiu as expectativas dessa nova caminhada na Igreja.

— Quero poder ser a figura e imagem do bom pastor para o povo, porque é isso que o povo busca em um sacerdote: um bom pastor, que cura, que vai atrás das ovelhas, que ama e dá a vida por elas.

Para o Padre Josué Bisker, provisionado para a paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi, esse é o momento de buscar todos os sonhos que colocou nas mãos de Deus:

— Todos os sonhos, que eu tinha colocado diante de Deus, eu vou tentar realizá-los, mas sobretudo a disposição para servir o povo em suas necessidades. E também ser sempre fiel à Igreja, à palavra do senhor e, acima de tudo, confiando na graça de Deus, afirmou

Veja a relação dos novos sacerdotes e as paróquias para as quais foram designados:

Arnaldo Rodrigues da Silva, Vigário Paroquial na Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã.
Carlos Alberto Azevedo Junior, Vigário Paroquial na Nossa Senhora da Glória, em Laranjeiras.
Eufrázio Luiz Morais da Silva, Vigário Paroquial na Paróquia São Geraldo, em Olaria.
Irapuan de Oliveira Fonseca, Administrador Paroquial, na Nossa Senhora dos Navegantes, em Padre Miguel.
Josué Modesto Bisker, Vigário Paroquial, na Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi.
Julio Cesar Lopes de Souza, Administrador Paroquial, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Inhaúma.
Leandro Lenin Silva Tavares Cardoso, Capelão Adjunto no Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, na Penha e Prefeito de Estudos do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos.
Rafael Siqueira Silva Pinho de Souza, Vigário Paroquial, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Guaratiba.
Rodrigo Luiz de Souza Azevedo, Vigário Paroquial, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.