quarta-feira, 9 de maio de 2012

7ª Vigília dos Jovens Adoradores pela JMJ RIO2013.

Todos os fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro e das Dioceses vizinhas estão convocados a se unirem em adoração para interceder pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013) na Vigília dos Jovens Adoradores, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 11 de maio.

Esta será a sétima edição do encontro que acontece toda segunda sexta-feira de cada mês, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio. Desta vez, a Missa de abertura será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese Dom Pedro Cunha e a animação ficará por conta do cantor Allyson Castro.

Desde a sua 1ª edição, realizada em novembro de 2011, a condução da vigília vem sendo dividida entre as pastorais, comunidades e movimentos jovens da Arquidiocese do Rio de Janeiro – acompanhados por um sacerdote – valorizando a diversidade eclesial e o carisma de cada expressão de juventude. Nesta 7ª edição, além da condução da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos e da Comunidade Bom Pastor, a vigília contará também com a participação do Padre Gleuson Gomes, que conduzirá um momento do encontro.

— Todos nós, da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, estaremos envolvidos na vigília e contamos com todos os fiéis da Arquidiocese do Rio, em especial, com todos os membros da Iniciação Cristã para participar e divulgar o evento, disse a Coordenadora Vicarial da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Leopoldina, Jandira Ferreira.

A vigília, que começa às 22h de sexta-feira e vai até às 6h da manhã de sábado, tem por objetivo preparar espiritualmente todos os participantes para a Jornada Mundial da Juventude, rezar pela evangelização dos jovens e pelos preparativos do encontro com o Papa Bento XVI – que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 – além de interceder pelas intenções do coração do Santo Padre.

Os jovens têm demonstrado que já assumiram a missão dada pelo presidente do Comitê Organizador Local da JMJ RIO2013 e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, de edificar a Jornada na oração. O pedido do Arcebispo, que tem sido reforçado em todas as edições da vigília pelos Bispos Auxiliares da Arquidiocese, já foi acolhido por centenas de jovens que têm comparecido fielmente ao Santuário em cada edição.

Em unidade com a Igreja no Rio de Janeiro, a Arquidiocese de Niterói realizou, na noite de 4 de maio, a primeira Vigília dos Jovens Adoradores, na Paróquia São Judas Tadeu, em Icaraí. O encontro reuniu cerca de 600 jovens, que refletiram sobre o tema “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6) — lema da JMJ de 1989, em Santiago de Compostela.
A vigília do dia 11 de maio será transmitida ao vivo pela WebTV Redentor.

A Igreja de Sant’ Ana fica na Praça Cardeal Leme, 11, no Centro.