quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cônego Roque, nomeado Bispo Auxiliar do Rio.

É com muita alegria que recebo hoje, dia 9 de maio de 2012, o anúncio de que a nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro recebe mais um bispo auxiliar. Hoje é anunciado que o Papa Bento XVI nomeou o Cônego Roque Costa Souza, atualmente nosso reitor do Seminário Maior São José e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, como Bispo titular de “Castel Mediano” e Auxiliar do Rio de Janeiro. 

Agradeço ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, porque, com esta nomeação, completa a presença de um bispo auxiliar por vicariato em nossa cidade. Cada bispo auxiliar em nossa arquidiocese tem também funções em toda a extensão e nas várias realidades humanas, além de seguir algumas pastorais mais de perto. 

Louvo a Deus também pelo sim que, neste mês de Maria, o Cônego Roque pronunciou ao ser chamado pelo Espírito Santo através da Igreja para essa missão de apóstolo. Que o Senhor que o tem conduzido nestes anos em nossa caminhada arquidiocesana continue levando adiante, com muitos frutos, os passos iniciados nos primeiros momentos da formação em nosso seminário, onde se formou e estudou. 

Caros irmãos e irmãs de nossa querida Arquidiocese: o Senhor nos concede, pelas mãos da Igreja, nomeado pelo Santo Padre, mais um sucessor dos apóstolos! Convido a todos para que se unam ainda mais nesses tempos de tantos belos sinais que Ele nos proporciona.

Nesses tempos de mudança de época, tantas contradições, ódios e violências, chamados a uma nova evangelização ao comemorarmos os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, e iniciando o Ano da Fé ao comemorarmos 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja, nossos olhos agradecidos se voltam com esperança para o Senhor que nos brinda com mais esse auxiliar. 

Cônego Roque Costa Souza nasceu aqui mesmo no Rio de Janeiro, aos 19 de agosto de 1966, quinto filho dos seis do casal Nelson e Maria José. Depois da formação em nosso Seminário foi ordenado sacerdote junto com dez outros companheiros no dia 18 de junho de 1994. Por escolha do agora nomeado Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, a sua ordenação episcopal será no dia 23 de junho de 2012, sábado, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, às 08h30min. Para este belo momento, desde já convido todos os nossos diocesanos para participarem com entusiasmo e alegria. Ele escolheu como lema de seu episcopado o texto bíblico “Habitare fratres in unum” que recorda sua vida dedicada a formar comunidade tanto nas paróquias como no seminário, assim como a busca de viver em unidade com a igreja arquidiocesana e universal. 

Grande parte da vida do Cônego Roque ele passou na missão de formador: Prefeito e Reitor do então Seminário Menor São José; Vice-reitor e Reitor do Seminário Maior São José. Esteve também ligado ao trabalho com os sacerdotes, como Capelão da Irmandade São Pedro, Diretor Tesoureiro da Casa do Padre, Provedor e depois Procurador da Irmandade de São Pedro, além de membro do Conselho Presbiteral tanto da Arquidiocese do Rio de Janeiro como do Ordinariato Militar do Brasil, pois era também Capelão da Polícia Militar. Em maio do ano passado foi nomeado Cônego do Cabido Metropolitano. A sua experiência pastoral também foi grande nas várias missões que recebeu como Vigário Paroquial e Pároco: Paróquia Jesus Bom Pastor, Paróquia São Francisco de Assis, Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças e, até agora, Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Também atuou pastoralmente com as Equipes de Nossa Senhora, vigário forâneo no Vicariato Urbano, na Federação das Congregações Marianas, e na Irmandade Nossa Senhora das Dores. 

Agora, este nosso caro irmão vem unir-se aos demais Bispos Auxiliares de nossa Arquidiocese para servir ao povo de Deus como Apóstolo e Pastor. Une-se também aos Bispos do Brasil e do Mundo para levar adiante o anúncio do Reino de Deus e proclamar a todos a alegria do Cristo Ressuscitado, vivo, presente entre nós, como Salvador de todos e chamando a todos a uma nova vida. Deus seja louvado por todos esses dons que nossa Arquidiocese recebe, e que todos esses dons nos ajudem a viver ainda mais a nossa caminhada na busca da santidade. A Deus todo o louvor e glória! 

 Dom Orani João Tempesta 
(Arcebispo Metropolitano)