segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gratos pela vida de Dom Orani.

Celebrar a vida de alguém é também agradecer a Deus por todo o bem que esta pessoa realiza. Por isso, neste sábado, 23 de junho — data em que o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, celebrou 62 anos de vida — o Portal da Arquidiocese recordou, com gratidão, de algumas das ações deste homem de Deus.

Desde 19 de abril de 2009 como Pastor na Cidade Maravilhosa, o aniversariante tem levado à frente o que afirmou em seu discurso de posse — “Venho como cristão, discípulo de Jesus Cristo, escolhido como apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos” —, sendo o Pai que busca conhecer e evangelizar todas as paróquias e realidades desta Metrópole.

Nascido em São José do Rio Pardo, em São Paulo, Dom Orani fez a profissão perpétua como membro da Ordem Cisterciense em 1969. Sua ordenação sacerdotal, em 1974, foi apenas o início de uma caminhada a serviço do Reino de Deus, que o preparava para o episcopado. Sagrado Bispo em 25 de abril de 1997, tomou posse em São José do Rio Preto na mesma ocasião. Posteriormente, em 2004, passou a Arcebispo de Belém do Pará. Para, em 2009, ser enviado para o Rio de Janeiro.

Simples, informal, voltado para a comunicação e verdadeiramente preocupado com o bem de todos são características que compõem e descrevem bem o perfil deste Arcebispo. Mas tal definição talvez ainda seja bastante restrita, se for levada em consideração sua disponibilidade e abertura a todos e o seu ser de missionário incansável, que comporta o indivíduo político que uma autoridade precisa ser, sim, mas sobretudo o cristão empenhado na implantação do Reino de Deus.

Pastor da religiosidade

Dom Orani, sempre visando a evangelização e a manifestação pública da fé do povo carioca, motivou a Arquidiocese às orações e à unidade na fé.

Já em 2009 trouxe para a cidade uma nova devoção popular a Nossa Senhora — a maior manifestação religiosa do Brasil, que teve origem em Belém do Pará: o Círio de Nazaré. Em atenção também à grande quantidade de nordestinos católicos que vive no Rio de Janeiro, o momento de demonstração da fé, que anualmente se estende por três dias com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a vários bairros da cidade, já naquele primeiro ano reuniu mais de dez mil pessoas em oração. Desde então, a cada edição do evento religioso, mais e mais gente vem participando.

Em 2010 o Arcebispo iniciou uma revitalização da importância do Padroeiro para a cidade, ao promover a Novena em honra a São Sebastião — evento que passou a integrar o calendário arquidiocesano e que, a partir de 2011, foi ampliado para Trezena. Esses treze dias de súplicas, pela intercessão do Mártir que protege os cariocas, anualmente possibilita que a imagem peregrina, em andor ornamentado, percorra todos os vicariatos territoriais desta Igreja. São Sebastião vem sendo, desde então, homenageado no mês de janeiro pelos doentes, pelos profissionais do samba, por músicos, por pessoas em situação de risco social, por órgãos públicos e cristãos que passam a admirar seu exemplo de fé, de forma que esse período festivo tem aproximado ainda mais a Igreja da sociedade.

A retomada das procissões pelos cariocas é uma característica presente no seu episcopado no Rio de Janeiro. Embora a procissão de Corpus Christi já fosse uma tradição forte, assim como a de São Sebastião, Dom Orani agregou valor a ambas, congregando os fiéis e os motivando a orações também nos dias que antecedem esses eventos.

A Festa de São Jorge, que na Cidade Maravilhosa há anos reúne grandes multidões, também vem sendo resgatada como uma tradição genuinamente católica nesta Arquidiocese.

Simples, sem arguir méritos para si com relação ao trabalho que vem propondo, o Arcebispo, em entrevista exclusiva aos veículos de comunicação desta Arquidiocese, em 2009, apenas afirmou:

— O povo do Rio de Janeiro tem uma fé e uma religiosidade muito grande, que está no seu coração. E talvez o Brasil não conheça essa face do Rio. Temos aqui um povo que reza, que canta e que louva o Senhor, disse.

Pastor da Comunicação

Sempre antenado com o que acontece ao seu redor e no restante do mundo, Dom Orani vive 24h conectado. Com o seu iPhone em mãos, está sempre por dentro dos assuntos ligados à sociedade e à Igreja e em constante comunicação com seus secretários e com os profissionais de imprensa que o assessoram. Todos ao seu redor se surpreendem ao constatar sua agenda sempre lotada de compromissos e têm a certeza de que ele pouco dorme diariamente.

O desejo de cada vez mais investir em comunicação e nas mídias de que a Arquidiocese do Rio de Janeiro dispõe também é uma das muitas marcas do seu episcopado.

Durante o seu governo, o Jornal Testemunho de Fé ganhou um novo formato, a Rádio Catedral começou a modernizar suas transmissões e estúdios, foi criada a WebTV Redentor e, em breve, o site oficial da Arquidiocese se tornará um portal de informações sobre a Igreja.

O Arcebispo também vem motivando o Dia Mundial das Comunicações anualmente. Em 2011 a data reuniu agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) para a reflexão proposta pelo Papa Bento XVI, e neste ano o encontro já foi ampliado: além dos agentes da Pascom, também os profissionais da grande imprensa carioca foram convidados e se fizeram presentes para a reflexão com a Igreja. Para 2013 já há inclusive um projeto de um concurso para premiar os diferentes tipos de mídias que comunicam visando ao bem.

Pastor da Juventude

Certo de que os jovens são o futuro da Igreja, Dom Orani tem procurado falar ao coração da juventude carioca e aproximá-la da fé.

— Quero estar ao lado de cada um de vocês, com minhas palavras e orações, sacrifícios e trabalhos, disse o Arcebispo em uma de suas mensagens dedicadas à juventude.

Foi ele quem também mobilizou rapazes e moças cariocas — reunindo na comemoração da Jornada Diocesana da Juventude (JDM) de 2010 cerca de 20 mil jovens para a procissão do Domingo de Ramos, no centro do Rio, ocasião na qual também teve início o trabalho do Setor Juventude da Arquidiocese —, e os enviou em missão:

— (...) Fortalecidos com o sinal da cruz, os enviamos como anunciadores da salvação e da paz. Guiai, Senhor, com a vossa mão os seus passos e fortalecei-os o ânimo, com a força da vossa graça, para que não se deixem abater pelo trabalho e pela fadiga. Fazei que suas palavras sejam eco na voz dos jovens, capazes de atrair para a obediência do Evangelho aqueles que as escutarem. Infundi o Espírito Santo em seus corações para que, dando-se inteiramente a todos, eles possam conduzir para vós, ó Pai, muitos filhos.

Pastor que prepara para a JMJ Rio2013

E foi a esse mesmo Arcebispo, voltado para o futuro da Igreja, que foi confiada a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). É a ele que cabe a missão de preparar o Rio de Janeiro para receber peregrinos do mundo todo para o encontro com o Papa Bento XVI na Cidade Maravilhosa, que vai acontecer de 23 a 28 de julho de 2013.

Certo de que sua missão no que diz respeito a esse evento não é apenas voltada para que os órgãos públicos promovam a infraestrutura necessária, Dom Orani tem investido na motivação à preparação espiritual de cada fiel desta Arquidiocese. Com esse propósito, e o de intercessão pela juventude, ele sugeriu a Vigília dos Jovens Adoradores, que, estando já em sua oitava edição, vem acontecendo a cada segunda sexta-feira do mês, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, no centro da cidade.

— Vamos receber peregrinos do mundo todo e precisamos estar interiormente preparados e como o nosso maior símbolo, o Cristo Redentor, de braços abertos, disse.





Pastor carioca de coração

Mas o Arcebispo voltado para a religiosidade, a comunicação e a juventude jamais deixou de lado a solidariedade concreta.

Na expectativa de ampliar a dinâmica da cultura da solidariedade, Dom Orani tem apoiado e valorizado projetos e instituições de cunho social, independente de suas dimensões. Para ele, tudo deve ser valorizado, quer um modesto trabalho paroquial, ou grandes ações, como as desenvolvidas, dentre muitas, pelo Banco da Providência, pela Pastoral do Menor e pela Pastoral dos Esportes.

Foi ele quem também motivou os católicos a participarem das campanhas de apoio às vítimas das chuvas no estado em 2010 e em 2011 e quem quis se colocar pessoalmente ao lado daqueles que sofreram a dor da perda de bens materiais e de pessoas queridas em tragédias climáticas ou marcadas pela violência, como ocorreu na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, onde um jovem assassinou 12 adolescentes e deixou mais 11 feridos, em abril de 2011.

Tão voltado para o resgate do sentido religioso, inserido nas questões sociais e, de fato, atencioso com todos que dele se aproximam, Dom Orani é considerado um Bispo popular, que vem aproximando o povo da Igreja e a Igreja da cultura popular.


... Não foi à toa que já recebeu o título de Cidadão Carioca e que vem sendo homenageado anualmente na festa de aniversário de fundação da cidade como o “Arcebispo mais Carioca”...