segunda-feira, 16 de julho de 2012

Falta um ano para a JMJ: hora de testemunhar a fé!

Os jovens presentes ao Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 13 de julho, puderam rezar juntos, pela primeira vez, a Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). O lançamento desta oração, na Celebração Eucarística que deu início às atividades que marcam a contagem regressiva para um ano do encontro dos jovens com o Papa Bento XVI, também pôde unir rapazes e moças do mundo inteiro, pela Web TV Redentor, para acompanharem esse momento especial.

A Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Roque Costa Souza e pelos demais sacerdotes presentes, aconteceu em ação de graças pelo trabalho de evangelização da Comunidade Aliança de Misericórdia (Missão Thalita Kum), na cidade, e fez parte da abertura da 9ª edição da Vigília dos Jovens Adoradores.

— É providencial que nesta noite a liturgia nos fale do tema da JMJ, que também remete ao amor misericordioso do Senhor. (...) Porque o jovem é aquele que, confiando no Senhor, é anunciador dessa vida nova. (...) Em Cristo encontramos a vida e a anunciamos até em ambiente hostil. (...) A jornada quer ajudar as pessoas a voltar para Deus. Somos enviados como profetas de hoje para que outros possam encontrar em Deus a verdadeira vida. Somos enviados também a quem não quer escutar, a ir como ovelhas no meio de lobos, com prudência, porque encontramos esse carinho de Deus e temos que anunciá-lo. (...) Que a vida de cada jovem possa transparecer essa vida nova em Cristo para que todos possam anunciar aos outros jovens: “Coragem! Chegou a vida nova, o amanhecer que traz esse mundo novo”, desejou Dom Orani.

Ao final da celebração, um vídeo com jovens rezando a Oração Oficial da JMJ Rio2013 foi exibido e, em seguida o Arcebispo convidou a juventude a rezá-la com ele:

— Para fazer do nosso povo um povo evangelizador é que estamos fazendo o lançamento da Oração Oficial da JMJ para o mundo inteiro, explicou.

Após a oração, Dom Orani clamou aos patronos e intercessores da JMJ que peçam a Deus pela JMJ Rio 2013 e convocou a juventude ao discipulado:

— Agora, cada um de vocês coloque sua foto aí e se torne um discípulo missionário, pediu o Arcebispo ao apontar para a peça de divulgação da Oração.

Por que uma Oração Oficial?

— Uma Jornada não se faz sem a oração. É preciso orar para trabalhar, construir e viver a Jornada. Todo jovem vai rezar a mesma oração, é uma comunhão espiritual, explicou um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do COL, Padre Arnaldo Rodrigues.

Padre Leandro Lênin, também do Setor de Preparação Pastoral do COL, lembrou que a escolha da oração teve a participação do setor pastoral, dos bispos e teólogos e, principalmente, a ação do Espírito Santo.

— Nossas reuniões não eram só para a construção de um texto, mas reuniões de oração, em que a gente meditava e tentava associar tudo que era característico da Jornada, ressaltou.

— Queríamos uma oração com espírito bem jovem, feita para os jovens e pelos jovens, completou Padre Arnaldo.

— Nós queremos que eles rezem talvez uma vez por dia, mas que, principalmente, façam essa oração de forma comunitária em reuniões de grupo, nas paróquias, ou então aos domingos na celebração da santa missa, afirmou Padre Lenin.

— Nós queremos também, enquanto oramos pela JMJ, orar por aqueles que estão doando o seu tempo para ajudar, pelos peregrinos que virão de todos os lugares da terra e sairão como discípulos por todos os cantos da terra para evangelizar, concluíram os sacerdotes.

Belíssimo testemunho de fé da juventude

Em seguida, a juventude carioca saiu em procissão até o Santuário Nacional de Adoração Perpétua. Um trio elétrico, animado pela Comunidade Aliança de Misericórdia, uniu rapazes e moças para seu testemunho de fé e alegria pelas principais ruas do Centro do Rio de Janeiro. Com os banners, representando os patronos e intercessores da JMJ, e o Pastor da Igreja local, Dom Orani João Tempesta, à frente, a caminhada teve início às 23h15.

A badalada noite carioca em um dos seus principais points, a Lapa, foi marcada por um momento inusitado para os seus frequentadores e também para os muitos turistas presentes: cerca de cinco mil jovens, com sorriso nos lábios e uma alegria contagiante, dentre os quais 365 com velas acesas — marcando a contagem regressiva de um ano para a JMJ Rio 2013 — passaram pelo local rezando, cantando e convidando todos para se unirem à procissão.

O acolhimento e até mesmo a participação dos que estavam pelas ruas por onde a procissão passou foram, com certeza, motivadores para a juventude carioca. Os que estavam nos bares e até mesmo nas sacadas dos prédios residenciais olharam, cantaram e rezaram com os jovens da procissão.

— Muito legal isso de o jovem católico vir pra Lapa testemunhar que tem fé e que é alegre de cara limpa, disse Maria Beatriz Teixeira, de 45 anos.

— Respeito a fé dos outros, embora seja ateu. (...) Mas o que me chamou a atenção foi ver o quanto essa galera realmente parece feliz por acreditar em Deus, contou Felipe Masseras, de 27 anos.

— É importante ver a unidade dos nossos jovens, que responderam ao chamado do Arcebispo para marcar este momento de início da contagem regressiva para a JMJ. (...) E é bonito a gente ver que, em pleno final de semana, à noite, quando eles poderiam estar em outro lugar, eles estarem aqui participando e curtindo a Jornada neste momento. Eles estão fazendo a história da Jornada, disse Padre Arnaldo Rodrigues.

Já no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, que ficou lotado de jovens para a noite de oração, Dom Orani destacou como foi possível perceber que a alegria do grupo contagiou a todos pelo caminho da procissão:

— Somos convidados a viver assim e somos chamados a estar sempre disponíveis para a evangelização, enfatizou.

Em entrevista exclusiva aos veículos de Comunicação da Arquidiocese do Rio, O Arcebispo partilhou sua alegria pela realização da procissão:

— Eu creio que foi muito importante os jovens poderem sair pelas ruas e anunciar que a alegria verdadeira está em Cristo e que nós queremos ser alegres e felizes por causa de Cristo. Acho que os jovens demonstraram isso pra todo o Rio de Janeiro, concluiu Dom Orani.

A Vigília do Jovens Adoradores, que acontece em toda segunda sexta-feira de cada mês em intenção da JMJ Rio 2013, seguiu até 6h da manhã de sábado, dia 14 de julho, sob a animação da Comunidade Aliança de Misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.