sexta-feira, 27 de julho de 2012

JMJ Rio2013: “belíssima experiência de catolicidade”

Na noite da última quarta-feira, 25 de julho, o responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Roma, Padre Maurizio Mirilli, participou de um bate-papo com os jovens do Rio de Janeiro, no Espaço João Paulo II da Lanchonete e Livraria da Comunidade Católica Shalom Rio, no Catete.

Oração, música, conhecimento e interatividade marcaram o encontro, que foi transmitido ao vivo pela WebTV Redentor (www.redentor.tv.br) e contou com a participação de internautas de diversas cidades do Brasil como Aracaju, Sobral e Fortaleza, além de participantes do mundo inteiro que puderam interagir enviando mensagens e perguntas aos convidados.

Junto ao sacerdote Maurizio Mirilli, participaram também do bate-papo o Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, e o Coordenador Regional dos Sacerdotes da Arquidiocese de Boston e Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Cambridge, Padre Walter Carreiro.

Feliz em participar do encontro com os jovens cariocas, Padre Maurizio Mirilli disse que veio ao Rio para visitar a cidade e ver os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). O Sacerdote afirmou que com tudo o que está sendo preparado para a JMJ, o Rio de Janeiro será capaz de acolher 5 milhões de peregrinos.

— Estou muito feliz de estar aqui, nesse belíssimo lugar, porque também nos lembra um espaço que nós temos em Roma. Estive em Fortaleza e vim ao Rio para visitar a cidade e conhecer os preparativos para a JMJ e posso dizer que está caminhando muito bem e que a organização está muito boa. Digo, sem dúvida, que no ano que vem nós podemos estar aqui com 5 milhões de peregrinos, destacou.

Padre Maurizio também explicou como os jovens de Roma estão se preparando para participar da JMJ Rio2013 e o que eles esperam dessa grande peregrinação, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, com o Papa Bento XVI, no Rio.

— Os jovens de Roma esperam aquilo que todos os jovens esperam de uma Jornada Mundial da Juventude. Primeiro, uma belíssima experiência de catolicidade, de experimentar que a Igreja é universal. Eles ficam maravilhados quando vêem jovens de outras raças e línguas, e buscam renovar a fé recarregando as pilhas para retornar às dioceses em Roma. Eles procuram testemunhar e viver o Evangelho, e a Igreja no Rio de Janeiro é viva e testemunha essa alegria do Cristo Ressuscitado, disse.

Pela primeira vez no Brasil, o Coordenador Regional dos Sacerdotes da Arquidiocese de Boston e Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Cambridge, Padre Walter Carreiro, destacou que em Boston, nos Estados Unidos, um escritório foi montado para auxiliar os jovens que queiram vir participar da JMJ Rio2013. O Sacerdote também falou das dificuldades financeiras que alguns jovens enfrentam para poder participar do evento com o Santo Padre e pediu a oração dos brasileiros para que aqueles que não puderem participar também se sintam acolhidos e pertencentes a esta grande peregrinação.

— Eu tive o privilégio de estar presente na JMJ em Denver, nos Estados Unidos, em 1993, antes da minha ordenação sacerdotal. Estamos com um escritório e um padre encarregado para organizar a vinda dos jovens ao Rio de Janeiro e, por causa do preço, estamos ajudando eles a angariar fundos para participar da JMJ. Os membros da paróquia da qual eu faço parte não têm um poder aquisitivo alto, mas espero poder trazer os jovens no ano que vem e aproveito para fazer um apelo aos jovens brasileiros: há muitos jovens dos EUA que não poderão estar aqui na Jornada, por diversos motivos: desde a condição financeira até por estarem no país ilegalmente. Peço que rezem por esses jovens para que eles se sintam parte desse movimento e acontecimento tão grande, pois é mesmo um privilégio poder participar dessa peregrinação, onde Cristo nos une. Rezem pelos Estados Unidos, um lugar difícil de se testemunhar a fé, mas onde, com a graça de Deus, existem pessoas que enfrentam todas as dificuldades para, por exemplo, estarmos juntos aqui hoje e na Jornada no próximo ano.

Durante o bate-papo, mediado e animado pela membro da Comunidade Gabriela Viana e pelo Ministério de Música da Shalom, o Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, falou da importância e dos benefícios em ser um voluntário da JMJ Rio2013.

— A experiência desses 25 anos de Jornada Mundial da Juventude mostra que, em todos os lugares, o Setor Voluntariado é privilegiado, porque o voluntário tem a possibilidade do encontro com o Santo Padre. Mas, mais do que isso, ajudando e auxiliando todos os irmãos e irmãs e verificarem a alegria de partilhar a fé. É um verdadeiro retiro para aquele que se dispõe a servir. Pode ser que um jovem nem entenda a língua do outro, mas ele atrai e, quando você entra no processo do voluntariado, algo cresce dentro de você e, quando termina, é impossível voltar para casa, paróquia e diocese da mesma maneira. Participar do voluntariado da JMJ Rio2013 será um grande laboratório de transformação, de conversão, que levará alegria não só para os voluntários cariocas, mas para os do Brasil inteiro e os do mundo, afirmou Dom Roberto.

Tendo em vista que a JMJ começou com um encontro promovido pelo então Papa João Paulo II, em 1984, muitos jovens curiosos quiseram saber, durante o bate-papo, qual era o segredo, do agora Beato, para atrair tantos jovens nessa peregrinação.

— O segredo de João Paulo II foi ele ser muito, muito, muito próximo de Jesus Cristo. Se nós estamos perto de Cristo, nós conseguimos trazer as pessoas para Cristo. E ele era muito amigo de Jesus Cristo. Um Cardeal contou que quando ele conheceu o Papa João Paulo II, estavam num helicóptero — ele o acompanhava a uma visita em uma diocese no centro da Itália — e o Cardeal disse que ficou tocado com a atitude intensa do Papa, que ficou 2h30min concentrado no silêncio da oração. O Cardeal disse que quando viu aquilo entendeu imediatamente que João Paulo II era um santo e os jovens, quando entenderam isso e intuíram que ele era muito próximo do Senhor Jesus, compreenderam a mesma coisa. Esse estar perto de Jesus dava ao Papa essa alegria incrível de estar no meio dos jovens dizendo sempre a verdade do Evangelho, que muitas vezes pode parecer radical, mas que ele nos fazia enxergar com beleza. (...) Posso dizer que outro grande segredo do Beato João Paulo II foi o seu grande, simples e autêntico amor a Nossa Senhora, a todo instante e a todo o tempo, contou Padre Maurizio Mirilli.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.