segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jovens são enviados à missão JMJ Rio 2013

O evento Preparai o Caminho – em contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) —, que teve início na sexta-feira, 27 de julho, teve seu ápice durante a Missa de encerramento neste domingo, 29, no Maracanãzinho. O Arcebispo Metropolitano e Presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta enviou a juventude carioca e toda a Igreja do Brasil à missão JMJ Rio2013, para que possa, conforme o lema escolhido para o Encontro Mundial dos Jovens com o Papa, “ir e fazer discípulos entre todas as nações”.

Já no início da Celebração Eucarística, Dom Orani convidou os jovens a assistirem o vídeo do Papa Bento XVI, que após a oração mariana do Angelus, neste domingo, 29 de julho, em Castel Gandolfo, recordou que daqui a um ano, exatamente neste período, se realizará a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que será uma importante oportunidade para que aconteça a evangelização:

- Trata-se de uma preciosa ocasião, para muitos jovens, de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé, disse o Pontífice.

O Santo Padre também falou sobre a sua expectativa pelo evento e agradeceu à Arquidiocese do Rio de Janeiro por toda a preparação da JMJ Rio2013:

—Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente à Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial, concluiu o Santo Padre.

Animado pelas palavras do Papa Bento, Dom Orani, conforme a liturgia do dia, falou sobre o desejo do seu coração:

— Se cinco pães e dois peixes foram suficientes para cinco mil homens, os dez mil jovens que hoje estão aqui devem alcançar para mais de cinco milhões de pessoas. (...) É hoje o dia em que nos sentimos enviados. Daqui a um ano esta cidade será inundada por jovens, (...) que, em paz, estarão construindo um mundo novo a partir do Rio de Janeiro. Estamos todos enviados para sermos protagonistas, aqueles que anunciam este mundo novo, de valores novos e renovados. Sejam todos enviados para esta bela e importante missão, porque o Senhor nos acompanha, destacou.

O Arcebispo também partilhou seu questionamento inquietante e estimulante, que deve mover cada um na missão JMJ Rio 2013:

— Como faremos para que os jovens tenham sentido de vida e retornem para as suas pátrias cheios de Deus, após a JMJ? Isso deve nos nortear. (...) Mas também é importante acreditar que os jovens de hoje experimentam Deus. Eu tenho visto jovens animados para serem católicos, para serem presença que faz diferença no mundo atual, afirmou.

Ao término, Dom Orani ganhou o Prêmio Cardeal Sales de Turismo e Cultura, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Momentos antes da celebração Eucarística, durante a entrevista coletiva dada à imprensa por Dom Orani, pelo governador em exercício, Deputado Paulo Melo, e pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Paulo Cezar, o Arcebispo Metropolitano lembrou as campanhas de voluntariado — para que chegue aos 60 mil, já que hoje há ainda cerca de 40 mil inscritos —, de acolhida dos peregrinos e de doações.

Padre Omar: swing carioca em preparação para a JMJ Rio 2013

A parte da tarde do encontro, seguindo a proposta de shows voltados para a evangelização, foi marcada pelo swing carioca do Padre Omar Raposo, que lançou seu primeiro CD intitulado “Peço a Deus” durante uma simpática apresentação, que uniu o samba e a religiosidade do povo do Rio de Janeiro. As canções foram trilha sonora para as mensagens voltadas para a família e os relacionamentos de amizade, enquanto as letras das músicas remeteram às belezas da Cidade Maravilhosa e à devoção à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

O show, além de contar com apresentações de dança d homenagear a Mãe de Jesus, contou com o testemunho dos jovens Lucas Mateus e Alan, que foram vítimas da tragédia ocorrida no Colégio Tasso da Silveira, em Realengo, há pouco mais de um ano atrás, e com a simpatia e delicadeza da menina poetisa mais jovem do Brasil, Vitória.

Os Padres Gleuson Gomes, do Rio de Janeiro, e Juarez, de São Paulo, foram os convidados especiais de Padre Omar para este show. Mas o Sacerdote também cantou junto de Clay Sousa e contou com a participação da cantora argentina Atenna, que, assim como ele, recebeu, no palco do Maracanãzinho, o prêmio de Turismo.

* Fotos: Victor Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.