quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Abrimos, oficialmente, as portas da Jornada para o mundo"

“Queridos jovens, permiti que, como Sucessor de Pedro, vos convide a fortalecer esta fé que nos tem sido transmitida desde os apóstolos, a colocar Cristo, Filho de Deus, no centro da vossa vida. Mas permiti também que vos recorde que seguir Jesus na fé é caminhar com Ele na comunhão da Igreja.” Atendendo a esse pedido do Papa Bento XVI, na JMJ de Madri, em 2010, a juventude católica, animada e cada vez mais preparada para compartilhar a sua fé com jovens do mundo inteiro, se apressou para fazer parte desta bela história em terra brasileira já a partir do primeiro dia de inscrições — abertas desde a última terça-feira, 28 de agosto. Em menos de 24 horas, mais de 220 grupos dos cinco continentes garantiram a presença no evento que marcará a vida de tantos fiéis. O Pontífice, grande entusiasta do encontro, foi o primeiro peregrino a se inscrever para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 29 de julho, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ressaltou que a abertura das inscrições foi um passo importante para a Jornada Mundial de Juventude e para o Rio de Janeiro:

— Já estamos vivendo o clima da JMJ, com os vários passos que vão acontecendo (...). Estamos muito felizes, com o coração batendo forte. Sabemos que é um momento importantíssimo para a história do Rio e para o Brasil. Sabemos da necessidade que temos de valores para a juventude, nessa construção para uma sociedade mais unida, mais justa e de jovens que possam fazer a diferença para o futuro, afirmou.

A inscrição é fundamental para o peregrino que participará da Jornada Mundial de Juventude. É através desse ato que o jovem passará a fazer parte dos dois milhões que virão ao Rio de Janeiro para um grande encontro de fé e esperança. Dom Orani destacou o acompanhamento do jovem como o principal legado deixado pela JMJ:

— Além dos legados sociais que a Jornada propõe, creio que o mais importante é o que é intangível: a vitalidade e o próprio acompanhamento e investimento na juventude. Dizer ao jovem o quanto ele é importante, o quanto ele é protagonista hoje, e que ele pode atuar na sociedade em que está vivendo e irá viver, disse.

As inscrições estão disponíveis no site oficial da Jornada Mundial da Juventude: http://www.rio2013.com . E, para facilitar todo o processo, foi criado um vídeo com tutorial e um FAQ (perguntas freqüentes) para ajudar na inscrição. A diretora do setor de inscrições, Irmã Shaiane Machado, motivou os jovens a participarem:

— Hoje, podemos dizer que abrimos, oficialmente, as portas da Jornada para o mundo. Agora, os jovens já podem inscrever os seus grupos e participar da Jornada. Esse é o momento de agradecer aos jovens que, com expectativa, estavam aguardando o momento para fazer a sua inscrição. Desejo que façam um encontro profundo com Cristo, ajudando a construir uma nova sociedade. Que tenham a fé, a ousadia e a coragem de, junto com outros milhões de jovens, abraçarem a causa de serem jovens cristãos no meio do mundo, falou.

Além dos peregrinos, a expectativa é de que mais de 60 mil voluntários atuem na Jornada. Até o momento, os voluntários inscritos chegam a 50 mil. Para a voluntária Stéphane Nizery, a primeira estrangeira a trabalhar no Comitê Organizador Local, a ocasião proporciona um momento especial para testemunhar a fé em Cristo:

— Eu fui à Jornada Mundial em Madri, e lá senti uma grande esperança, quando pude viver a minha fé em Cristo. Participar da Jornada no Rio é um meio de ajudar os jovens a conhecer Cristo Jesus, testemunhou.

* Fotos: Gustavo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.