sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Círio de Nazaré: fé, comunhão e devoção à Mãe de Jesus.

Em um artigo sobre a origem da devoção mariana, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Nelson Francelino afirmou que a verdade histórica é que “Maria, a partir das palavras empenhadas pronunciadas pelo Anjo Gabriel, foi imediatamente olhada com admiração. E logo a sua intercessão foi invocada por motivo do seu particular vínculo com Cristo: o vínculo da maternidade! Portanto, quando recorrermos à Maria para invocá-la com filial confiança, não nos encontraremos fora do Evangelho, mas totalmente dentro dele”.

Crendo e confiando nesta afirmação, a Arquidiocese do Rio de Janeiro deu início, pelo quarto ano consecutivo, na manhã desta quinta-feira, 2 de agosto, ao Círio de Nazaré – peregrinação que reúne todo ano em Belém mais de dois milhões de fiéis. Trazida pelas mãos do Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, junto dos Diretores da Festa de Nazaré em Belém (PA), a Imagem Peregrina da Padroeira do Pará e da Amazônia chegou às 7h à Base Aérea do Galeão, no Rio, e foi recebida ao som da Banda da Aeronáutica.

Dom Orani presidiu uma Celebração Eucarística no local acolhendo uma solicitação da Base Aérea, através do Tenente Coronel Aviador José Madureira Junior e sua esposa, que, devotos de Nossa Senhora de Nazaré, quiseram prestar uma homenagem à Santa. A Missa, concelebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, por capelães militares e sacerdotes do Rio e de Niterói, reuniu também fiéis da Arquidiocese do Rio e contou com a participação do Coral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Ilha do Governador.

— Depois de acolher a Imagem e escutar a Palavra de Deus, nós vemos que, tanto pela sua missão como através da história, aquela que disse sim à vontade de Deus, Maria, tem uma finalidade única: apresentar Jesus Cristo ao mundo. Ela disse sim para poder gerar o filho de Deus, o Salvador do mundo. Por isso, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré traz em seus braços Jesus Cristo : a maneira de a Igreja apresentar artisticamente e através de sinais esta finalidade de Maria. (...) A visita da Imagem é justamente para levar as pessoas a Jesus Cristo. Maria tem essa bela e importante missão, de trazer ao mundo aquele que é o sinal desse amor de Deus, destacou Dom Orani durante a homilia.

O Arcebispo falou ainda sobre a importância do Círio de Nazaré para a cidade do Rio de Janeiro, em especial para os jovens cariocas, que se preparam para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) em julho do próximo.

— A visita da Imagem Peregrina tem a finalidade de levar o povo às ruas para a devoção, para reconhecer e viver sua simpatia por Maria, para que, através dela, todos encontrem Jesus. Deus está conosco e caminha conosco. Nossa Senhora de Nazaré caminha no meio do povo e é uma oportunidade de ver e perceber que o Senhor também caminha no meio de nós. (...) De maneira especial, essa Imagem Peregrina vem um ano antes da Jornada Mundial da Juventude e nós sabemos que somos chamados a anunciar à juventude esse amor de Deus, que vai ajudar esse jovem de hoje e de amanhã a construir a civilização do amor. Hoje, enquanto Igreja, nós temos a mesma missão de Maria: apresentar Jesus e dizer ao mundo e às pessoas que nós encontramos Cristo, ressaltou.

Após a benção, Dom Orani entregou a Imagem para o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, que, pela primeira vez, participa do Círio de Nazaré, e que fará a peregrinação com a Imagem da Virgem durante todo o dia por Bacaxá, distrito de Saquarema, e pela comunidade do Caramujo, no Município de Niterói.

— É uma alegria poder, na condição de Arcebispo de Niterói, estar recebendo, pela primeira vez, a imagem de Nazaré, que visita a nossa Arquidiocese. As comunidades já estão preparadas e na expectativa feliz de poder mais uma vez acolher a visita da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, e isso tudo traz muita esperança e alegria e, pra mim, também é uma graça estar acolhendo esse momento de fé, comunhão e devoção à mãe de Jesus e nossa mãe, disse Dom José Francisco.

Emocionada, a paranaense Isabel Maria Fonseca Fernandes, que mora no Rio e acompanha todos os anos a programação do Círio de Nazaré, falou sobre a chegada da Imagem Peregrina à cidade.

— É uma emoção receber a mãe... Receber Maria de Nazaré representa também, para o Rio de Janeiro, uma grande graça dada por Deus. E realmente é emocionante receber Nossa Senhora. Ela que traz a paz, ela que traz o Filho para acalmar os corações e fazer homens e mulheres novos. (...) Nesses dias de peregrinação, vamos pedir a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré pelo nosso Papa Bento XVI, pelo nosso Arcebispo Dom Orani, pelos sacerdotes e pelo povo carioca, que vai sentir mais uma vez Maria no coração e nas famílias, afirmou.

Confira a programação do Círio de Nazaré:
Sexta-feira - Dia 3 de agosto

7h – Chegada na Catedral do Rio

9h – Missa na Paróquia São Sebastião, na Tijuca

12h – Educandário N. Sra. de Nazaré: Oração do Ângelus e homenagens

13h45min – Edifício João Paulo II (sede da arquidiocese), na Glória.

14h45min – Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, no Catete.

15h45min – Sede da Dufry, no Centro

16h45min – Igreja N. Sra. do Parto, seguida de Oração no Buraco do Lume, no Centro

18h10min – Vila Mimosa. Oração do Ângelus

19h20min – Capela N. Sra. Aparecida, no térreo do prédio da SuperVia, na Central

20h30min – Igreja São Joaquim, Rua Joaquim Palhares, no Estácio. Vigília

Sábado - Dia 4 de agosto

9h – Missa solene, presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido – celebração pelo dia de São Cura D’Ars e Dia do Padre

11h15min – Paróquia N. Sra. do Loreto, na Freguesia

12h – Ângelus

14h – Paróquia Jesus de Nazaré, Parque Maré, Bonsucesso

15h50min – Paróquia N. Sra. da Cabeça, na Penha

17h45min – Paróquia N. Sra. do Desterro, Praça Dom João Esberard, em Campo Grande

20h – Paróquia N. Sra. de Nazaré, em Anchieta. Vigília

Domingo - Dia 5 de agosto

8h – Missa transmitida pela TV Brasil

10h – Missa na Paróquia de N. Sra. de Copacabana.

11h30min – Saída do Círio em direção à Paróquia da Ressurreição, em Copacabana

14h15min – Chegada ao Oratório no Centro de Tradições Nordestinas.

17h – Chegada na Paróquia de N. Sra. de Nazaré, em Acari: Mini-Círio, missa e festa

Segunda-feira - Dia 6 de agosto

Deslocamento privado para o Aeroporto Internacional Tom Jobim

Acompanhe e veja mais fotos da Trezena de São Sebastião 2012 no Flickr do Portal da Arquidiocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.