segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ENAPJ - ASSESSORES DA PJ SE REÚNEM EM ENCONTRO NACIONAL NO RIO DE JANEIRO

ENAPJ: Organizar a esperança, viver sonhos


Aconteceu no Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro), de 16 a 19 de agosto, o Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude (ENAPJ), no Centro de Acolhida Missionária Religiosas da Assunção, em Santa Teresa, Arquidiocese do Rio de Janeiro. Vindos das várias Regiões do país, mais de 130 pessoas, entre leigas, leigos, religiosas, religiosos e padres que acompanham a juventude nos 17 regionais da CNBB se encontraram para refletir sobre o “acompanhamento juvenil em tempos de mudança”. Dom Nelson Francelino Ferreira,Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e referencial para juventude no Regional Leste 1 da CNBB, fez a acolhida ao grupo de assessores e assessoras, em nome do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Para ele é uma alegria para a arquidiocese receber este evento tão importante para a evangelização da juventude. “O tema do encontro é pertinente e significativo neste tempo de mudanças em que vivemos. É preciso, no entanto, ter maturidade, equilíbrio e respeito para com as diferenças que surgem e ter atenção ao novo” – afirmou Dom Nelson.

Mística e profetismo

Mística e profetismo e esperança: estas são palavras que marcam o segundo dia do ENAPJ.
Na primeira parte da manhã, do alto do bairro de Santa Tereza, assessores e assessoras foram convidados a olhar para a própria realidade, procurando entender o seu lugar no acompanhamento dos/as jovens. Em seguida, numa mesa de debate, partilhando seus saberes, o sociólogo e assessor da Pastoral da Juventude, Sandro Hilário, e o pesquisador em juventude e religião, Flávio Sofiati, refletiram sobre a conjuntura deste tempo e olhares sobre as juventudes.

Para Sandro, uma das grandes características deste tempo é que  vivemos numa sociedade da informação. “Uma das característica do mundo de hoje é a sociedade do conhecimento e da informação. Transformar a informação em conhecimento é um diferencial” – afirmou o sociólogo. Segundo Flávio Sofiati, é preciso ter cuidado com os olhares que temos sobre as juventudes para não criar estereótipos. Para ele o atual momento nos pede postura firme e convicção no processo e evangelização das juventudes. “A proposta da civilização do amor continua forte e firme no nosso coração. Para sermos referencia nesse projeto temos que ser radical” - concluiu. 

Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, esteve no encontro. Em sua passagem falou aos assessores e assessoras sobre o ministério da assessoria sob o ícone do Bom Pastor. Segundo ele o/a assessor/a acredita, experimenta e anuncia a verdade proclamada pelo Bom Pastor. “Convido a vermos neste encontro o mistério e o ministério da assessoria. Mistério por que não nos damos conta de tudo, pela complexidade que se dá nesse processo. O compromisso do acompanhante, de contribuir no processo de formação dos adolescentes e jovens para que o seu processo de discernimento vocacional, enquanto discípulos e missionários seguidores de Jesus Cristo, é muito grande”–afirmou o                   bispo.

Pela tarde uma nova mesa de partilha de saberes foi realizada. O Pe. Paulo Sérgio, assessor da PJ no regional Leste 1, falou sobre a ação evangelizadora da Igreja. Frei Rubens Nunes, assessor da CRB Nacional, apresentou o caminho vivido pela vida religiosa do Brasil no exercício da escuta e processo de aproximação dos/as jovens. Pe. Joel Nalepa, assessor da PJ no regional Sul 2, conversou sobre a PJ rumo a Jornada Mundial da Juventude. Pe. Luiz Carlos, assessor executivo da Campanha da Fraternidade, ajudou os assessores a compreenderem o caminho realizado para a CF 2013 cujo tema é Juventude. Raquel Pulita, membro da Comissão Nacional de Assessores da PJ 2008/2010, apresentou alguns olhares sobre as juventudese evangelização. No final da tarde, num bate papo com os/as assessores/as, Pe. Toninho, assessor da comissão episcopal para a juventude, apresentou a estrutura da comissão e os projetos para a evangelização da juventude do Brasil. O dia foi encerrado com um rico momento de leitura orante da Palavra. A partir do texto de Gn 26, 15-25, a teóloga Mercedes Buldallez, assessora do CEBI, motivou o momento ajudando os/as assessores/as a perceberemo caminho fértil que realizam na processo de  companhamento de jovens, na persistência, perseverança e alegria do ministério. 

Esperança e Sonhos

Iluminar a caminhada pastoral com a vida de Jesus e pautar as ações da Pastoral da Juventude (PJ) a partir dos projetos nacionais, essa foi a dinâmica de sábado e domingo no Encontro Nacional de Assessores/as da PJ. Buscando iluminar a práxis do acompanhamento de jovens, a atividade que aconteceu o Rio de Janeiro, foi um momento de refletir sobre o ministério da assessoria em tempos de mudança de época e possibilitar formação de novos assessores. 

A teóloga e assessora do CEBI, Mercedes Buldallez, trabalhou durante a manhã do sábado o seguimento de Jesus na perspectiva do lugar bíblico de Nazaré com atenção ao crescimento, conflito e esperança na busca da autonomia. Mercedes enfatizou a figura do Jesus histórico para contribuir na reflexão da prática pastoral do acompanhamento.

Segundo Loide Silva, assessora na diocese de Marabá/PA, falar sobre Nazaré a fez lembrar da sua ação local. “Olhar para Nazaré me fez ver os jovens que trabalhamos na diocese, a situação social e os conflitos que vivem. As pessoas de fora olham para lá e se perguntam se dali também sai algo de bom. Não posso deixar de estar presente no meio dos jovens, ver Jesus de Nazaré reforçou ainda mais minhas convicções”, destacou a assessora.

Durante a tarde foi o momento de conversar sobre os projetos nacionais da Pastoral da Juventude. Destacando a eclesialidade da ação pastoral e reafirmando o desejo de ser Igreja Jovem, os assessores  buscaram ver pistas e prioridades para o acompanhamento.

No início da noite, ao redor da mesa eucarística e celebrando a festa da Assunção de Nossa Senhora, foi momento de dar graças a Deus pelo processo vivido até ali e reafirmar a fé e a esperança. “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre” – cantavam os assessores.
Na manhã de domingo foi tempo dos/as assessores/as se reunirem por blocos regionais e pensar ações para o acompanhamento e a efetivação dos projetos nacionais, em vista da Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial da Juventude, ambas atividades em 2013, e ainda indicações para o próximo ENAPJ. Após avaliação, do alto de Santa Tereza, numa mística envolvente e emocionante, assessores proclamavam a Boa Notícia que levavam de volta para casa.

Regional Leste 1

O Regional Leste 1 marcou presença sginificativa no ENAPJ. Participaram os assessores da Comissão Regional de Assessores da PJ (CRAPJ): pe. Paulo Sérgio (Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda), Ir. Teresinha Ambrosim (Diocese de Nova Friburgo) e pe. Antônio Pedro (Diocese de Nova Iguaçu). Além deles, também marcaram presença os assessores das (Arqui) dioceses do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Valença. Desde a quinta a noite até o domingo eles estiveram envolvidos e participando das atividades propostas, fortalecendo assim, o seu ministério de assessores e acompanhantes da juventude, em vista uma evangelização da juventude mais qualificada, fortalecendo os grupos de jovens rumo a JMJ e CF-2013.

Colaborou: Gabriel Jaste
Membro da Coordenação Nacional da PJ – Regional Leste 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.