quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hora Santa do Clero: Discípulos Missionários da JMJ Rio2013.

Fechando o 5º dia da 87ª Semana Eucarística, na noite da última segunda-feira, 27 de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Hora Santa do Clero, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’ Ana. A celebração contou com a participação dos bispos auxiliares, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e fiéis da Arquidiocese.

Durante a saudação, Dom Orani destacou a importância dos membros do clero estarem reunidos para adorar Jesus Sacramentado, neste momento tão importante para a Igreja e para a Arquidiocese do Rio, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho, na Cidade Maravilhosa.

— Nós temos, hoje, a oportunidade de, enquanto clero da Arquidiocese do Rio, fazermos parte desta Semana Eucarística. Há oitenta e sete anos este momento acontece em nossa
Arquidiocese e aqui, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, através dos padres sacramentinos, se cumpre o compromisso que Dom Leme fez de que nunca ficaria sem ter alguém para adorar Jesus Sacramentado. Sem dúvida, neste ano, sentimos aqui, nesta Igreja, o eco dos jovens que participam da Vigília dos Jovens Adoradores, que desejamos que continue depois da JMJ Rio2013, além do povo que diariamente lota este local para adorar nosso Senhor. Diante deste acontecimento, Deus nos colocou à serviço da Igreja e isso nos traz o grande benefício de estarmos abertos à acolhida, aos sinais de Deus, ao Senhor que passa no meio de nós e está conosco, afirmou Dom Orani.

Este ano, os membros das pastorais, grupos e movimentos da Arquidiocese que participam da 87ª Semana Eucarística fazem uma reflexão sobre o tema: “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”, que faz referência também ao tema e ao hino oficial da JMJ Rio2013. Durante a homilia, o Arcebispo ressaltou, para os membros do clero, que o Senhor os chamou e os envia para seguir em missão como discípulos missionários.

— Sabemos que o tema da Jornada, que o Papa Emérito, Bento XVI, escolheu, é missão. O hino da JMJ Rio2013 retrata também um pouco dessa preocupação do ide e fazei discípulos, a tal ponto que inspira o tema desta Semana Eucarística. É também um pouco do eco que ouvimos no Evangelho: venham para ficar comigo e sejam missionários. Uma coisa me marcou muito e chamou muito a minha atenção nesta última audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco: a preocupação com a evangelização, com a Igreja que evangeliza. E na conversa pessoal, com muitas brincadeiras e em meio a tantas perguntas, percebi alguém que deseja ardentemente em seu coração que a Igreja seja mais missionária, siga a Cristo e viva a missionariedade. (...) Todos esses jovens, das cento e setenta nações do mundo que virão para o Rio de Janeiro participar da Jornada, vão querer saber como nós vivemos esse ser “discípulo missionário” e como nós respondemos às situações que hoje são alvos de perguntas; não só questões numéricas, mas de aprofundamento da fé. Por isso, nesta noite, somos chamados a pedir ao Senhor que estejamos juntos dele sempre através da oração, da penitência e da conversão, alimentando-nos de seu corpo e sangue. Mas que também nós tenhamos essa abertura para discernimos os caminhos da evangelização no mundo de hoje, exortou Dom Orani.

Ao final da celebração, Dom Orani convidou a todos para participarem da solenidade de Corpus Christi, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 30 de maio, às 10h, na Igreja de Sant’Ana. Às 15h, o solene ofício será realizado, na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, seguido de procissão até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Fonte: Portal ArqRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.