terça-feira, 28 de maio de 2013

Cariocas participam da procissão de “Corpus Christi” levando alimentos para carentes.

A Arquidiocese do Rio promove, às 16h desta quinta-feira, 30 de maio, um dos maiores eventos do calendário religioso da cidade: a tradicional procissão de “Corpus Christi”, que vai reunir milhares de fiéis nas homenagens a Cristo Eucarístico e também faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio.

O programa da festa do “Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo” começa na manhã deste dia 30 de maio, às 10h, quando Dom Orani João Tempesta celebra missa solene no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, que fica na igreja de Sant’Ana, à rua de Sant’Ana, no Centro. A missa marca o encerramento da 87a Semana Eucarística da Arquidiocese, que ali é realizada desde o dia 23 de maio em preparação à festa de “Corpus Christi” e que tem o tema: “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”.

JUVENTUDE PREPARA OS TAPETES NA AVENIDA CHILE, POR ONDE PASSARÁ O SANTÍSSIMO SACRAMENTO, LEVADO POR DOM ORANI.

A juventude carioca, que se prepara com entusiasmo para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho deste ano, no Rio, vai confeccionar os tradicionais tapetes de sal e outros materiais, na Avenida República do Chile. Esse tapete — que começa em frente à Catedral de São Sebastião e termina na altura da Rua Senador Dantas, numa extensão de aproximadamente 400 metros — será formado por quadros, no formato 3mx2m, retratando diversos temas eucarísticos e religiosos, por onde Dom Orani conduzirá a custódia com o Santíssimo Sacramento.

Para o coordenador da montagem dos tapetes, Padre Renato Martins, não só os jovens podem participar da confecção, mas qualquer grupo das diversas paróquias ou movimentos.

A montagem dos tapetes pelos jovens começarão a partir das 5h da manhã da quinta-feira de “Corpus Christi”.

PELAS RUAS DO CENTRO

Na parte da tarde, a Arquidiocese do Rio inicia a homenagem pública ao Cristo Eucarístico, com a tradicional procissão que percorre as ruas do centro da cidade.

Na igreja da Candelária, na Praça Pio X, às 15h30, Dom Orani preside o Ofício de Vésperas da festa de “Corpus Christi”, com a participação dos bispos auxiliares, sacerdotes, seminaristas e fiéis. Após o Ofício, o Santíssimo Sacramento, colocado na custódia usada no 36º Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio em 1955, será levado até o carro-andor, em estilo barroco e usado nesse mesmo congresso.

Às 16h começará o deslocamento da procissão até a Catedral de São Sebastião. Após a chegada, Dom Orani falará aos fieis e dará a bênção com o Santíssimo Sacramento. As homenagens serão encerradas com missa solene, no interior da Catedral.

O carro-andor é tradicionalmente puxado por uma guarnição de marinheiros e será acompanhado por uma guarda de honra, formada pelos Adoradores Noturnos, por soldados do Regimento de Polícia Montada da Policia Militar (RPMONT) e da Companhia Independente do Palácio Guanabara, em uniforme do Império (1815), além de por escoteiros e pela Guarda de São Sebastião.

Saindo da igreja da Candelária, a procissão seguirá pelas Avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e República do Chile. Durante o trajeto, os fiéis poderão acompanhar melhor os cantos e orações através dos rádios de pilha e também pelo sistema de amplificação de trios elétricos e seis carros de som, aparelhagens especiais, com 30 mil folhetos com os cânticos.

As associações religiosas Filhas de Maria, Legião de Maria, Congregados Marianos, Apostolado da Oração, Irmandades, movimentos de juventude e de apostolado leigo, Ligas Católicas, Ordens Terceiras, representações de colégios e do Exército, Marinha, Aeronáutica, formarão, com os fiéis, o dispositivo da procissão que começa a ser armado pela Arquidiocese a partir das 14h, na Avenida Rio Branco, no trecho entre a Rua do Ouvidor
e a Avenida Presidente Vargas.

ALIMENTOS PARA OS MAIS CARENTES

Novamente, neste ano, na procissão de “Corpus Christi” todos os fiéis são convidados a levarem, pelo menos, um quilo de qualquer alimento não perecível, que será doado aos mais carentes. Os fiéis deverão entregar suas doações na Catedral, após a chegada da procissão. As pessoas que irão aguardar a chegada da procissão na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile, poderão entregar suas doações naquele templo, desde 8h. Nesta homenagem a “Corpus Christi”, a ideia de recolher os alimentos é uma forma simbólica de lembrar que quem caminha para o pão espiritual deve também partilhar o pão material.

Para que os presos, pessoas doentes e idosas que moram no Rio possam participar em suas casas, a emissora da Arquidiocese do Rio, a rádio Catedral FM 106,7 e a WEB TV Redentor vão transmitir toda a procissão e a missa solene de encerramento.

HISTÓRICO DA FESTA DE CORPUS CHRISTI


Celebrada em todo o mundo desde 1264, a festa de “Corpus Christi” possui a única procissão de preceito da Igreja Católica. Isso significa que os fiéis são convidados a participar desse cortejo religioso que homenageia o “Corpo de Cristo”, a Eucaristia. A instituição da Eucaristia é comemorada na Quinta-feira Santa, mas dentro do contexto da Quaresma, não era possível fazer uma festividade. Por conta disso, a celebração de “Corpus Christi”, que já acontecia na Diocese de Liège (Bélgica), foi levada a toda Igreja católica pelo Papa Urbano IV. A festa acontece na primeira quinta-feira depois do domingo dedicado à Santíssima Trindade.

ENTREVISTAS:

Tapete: Padre Renato Martins (9978-2352)
Programa: Mons. Aroldo Ribeiro, pároco da Catedral (9792-0012)
Semana Eucarística: Pe. José Laudares, Pároco da igreja de Sant'Ana (2224-0710; 9602-7454)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.