quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Homilia da Santa Missa - 04/12/2013

Homilia: pe. Wagner Toledo


Evangelho de São Mateus 15, 29-37


Amados,

Nesse tempo da alegria e da  expectativa do Senhor que vem, estamos em preparação, e essa nossa preparação é motivada sobre tudo pela palavra do próprio Senhor, nosso Deus.  Hoje quando o Profeta Isaías nessa sua profecia, nesse sonho, que ele trás para nós de que o Senhor nosso Deus há de realizar a restauração, e ele apresenta que justamente no monte do Senhor, ali está o princípio de toda restauração para o povo, aonde a cadeia que o aprisionava, a cadeia que o ligava as amarras da escravidão, elas serão quebradas, destruídas. Fala que nessa libertação o próprio Senhor, como que um grande banquete, irá recepcionar a cada um de nós e nessa recepção Ele mesmo enxugará as nossas lágrimas e nessa festa, nesse novo momento, novo dia, não mais haverá o sofrimento, a tristeza, a dor, a morte não mais fará parte da nossa vida e é nessa profecia que nós nos alegramos pelo Cristo Jesus ser o seu cumpridor, onde Ele é o libertador, Ele é aquele que vem nos libertar, Ele é quem vem e abre para nós as portas do paraíso, convidando a todos a tomarem parte, fazendo convite a estarmos com Ele. É preciso então que ao aceitarmos esse convite do Senhor, nós possamos então com Ele caminhar, com Ele também sermos protagonistas nesta festa e convidando, convocando a tantos outros irmãos para tomarem parte, para sentarem-se a mesa conosco, não olhar apenas a nossa limitação, a nossa fragilidade, o que fizemos até agora de errado, que não foi legal, mas olharmos o que Deus já operou, já transformou em nossa vida e nos coloca como discípulos, como seus mensageiros para lhe apresentar, então, o que nós possuímos, e nós possuímos sim um coração generoso, um coração que sabe partilhar, um coração que sabe dividir com o outro, que sabe ser feliz fazendo a partilha e por isso então busca a todos para conhecerem este que tem o Poder de a todos curar e libertar.  

É um tempo feliz, queridos irmãos, que nos é dado, pois temos de uma maneira muito concreta a novena de Natal em Família, aonde é o momento de apresentarmos ao Senhor como esses pães e esses peixes, a multidão que ainda se encontra abatida, faminta, sofredora e que precisa encontrar-se com o Senhor Jesus, esse que tem o Poder de enxugar suas lágrimas, de transformar todo seu viver, de quebrar as cadeias,  de romper com todo emaranhado dessa teia que anda nos aprisionando. Nós as vezes nem acreditamos, mas a obra não é nossa, é do próprio Senhor, o que cabe é cada um realizar, cabe a cada um de nós é ter no coração a generosidade de reunir um grupo e realizar a novena ou uma outra pessoa, conforme for, para poder juntos rezarmos e levarmos essa mensagem da encarnação, do Senhor que se encarnou para nos salvar. Se no momento vão prestar atenção, se vão nos dar confiança ou não, o problema já não é nosso, mas nossa missão é apresentar o Senhor. O que seria daquela multidão se dependesse apenas da fé daqueles discípulos ao apresentarem aqueles pães e peixes ali recolhidos? Será que teria essa multiplicação para que todos se alimentassem? A obra é o Senhor quem faz, então, confie. Acredite, Aposte. É hora de sermos mensageiros da esperança, da alegria. É hora de levarmos essa Boa Nova da salvação a tantos outros nossos irmãos.

Ao longo de nossa caminhada de fé, desses milênios que a Igreja possuiu, nós nos alegramos sumamente pelos testemunhos dos nossos irmãos, que não hesitaram nem mesmo em dar a própria vida para testemunhar que vale a pena seguir e servir ao Senhor Jesus. E hoje, nesse dia especial de Santa Bárbara, que ainda tão jovenzinha conheceu a fé; nascida em um lar pagão, uma jovem muito linda, aonde seus pais já viam um possível casamento que lhes arrumariam a oportunidade de aumentar suas fortunas, mas eis que Bárbara recebe a mensagem da fé, do contato com outras pessoas, sente o coração arder pela pessoa de Jesus Cristo e não deseja casamento com homem algum, mas apenas com o Cristo Jesus e por Ele ela é capaz de dar a sua própria vida. Quando lhe é então proposto que recusasse sua fé cristã e cassasse para não morrer, ela prefere sim, então, entregar a sua vida a Deus do que manter-se viva nesse mundo renegando ao grande amor de sua vida, Aquele que tem o poder de dar sua libertação. Assim os testemunhos vão sendo contados, é claro que muita coisa entra um pouco de lenda, mas é a maneira pela qual encontraram para dizer a bravura do testemunho de uma jovem no discipulado da pessoa de Jesus Cristo. E nos alegramos ainda na recordação da bravura dos jovens que vieram do mundo inteiro a nossa cidade para participar da Jornada Mundial da Juventude, aceitando todos os desafios, as dificuldades, os contratempos, mas ali para testemunhar a sua fé no Senhor. Roguemos para que Santa Bárbara interceda por todos nós, nos protegendo de todos os perigos, de todos os males, sobretudo dos raios e tempestades.

Padre Wagner Toledo


Pároco Matriz de Santa Rita - Centro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.