quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Homilia da Santa Missa - 11/12/2013

Homilia: Pe. Wagner Toledo



Evangelho de São Mateus 11, 28-30

Amados,

Nesta manhã chuvosa a Palavra de Deus, ela vem também como refrigério para nosso coração, com alento muito grande que Deus nos dá e, sobretudo nessa motivação toda especial que nós estamos vivendo que é o tempo preparatório para a grande manifestação do Senhor, o natal. A novena, ela vem no ensinar que somente no Senhor Jesus é que nós renovamos as nossas forças. É no Senhor Jesus que temos o único abrigo seguro, protetor, e Ele não cansa de nos convidar a fazer essa experiência. A nossa luta é grande. Lidamos a semana inteira, não paramos, sempre trabalhando, vem chegando agora o final do ano quando somos chamados a prestar contas de tantas coisas, balanço disso, análise de como foram as coisas, o que deu certo, o que não foi tão bom assim, tantos projetos e anseios que carregamos, desejando para nossa família ou nós mesmos, tanta coisa que nem conseguimos dar um passo e o cansaço, ele toma conta, o desânimo tenta nos apoderar e nós não podemos de maneira alguma permitir que essa situação, ela ganhe, ela conquiste espaço em nossa vida e nós encontramos, então, na figura do menino que vem, do Deus humanado, aquele que se encarna, que vem por amor a nós, que vem preocupado com a nossa situação, nos fazer esse doce e suave convite: "vinde a mim todos vós que estais cansado". Nosso cansaço talvez não seja nem mesmo pelo tanto de afazeres que temos, mas das coisas repetidas, de insucessos, que vamos tendo ao longo da nossa caminhada, até mesmo na luta contra o pecado. Não podemos desanimar. Não podemos entregar os pontos, mas confiar nesse convite que o Senhor, Ele nos faz e de uma maneira tão gratuita, de uma maneira tão desinteressada, apenas desejando que o nosso coração, ele se abra para essa luz admirável e que estirpe toda treva, toda escuridão, tudo aquilo que anda nos afastando do verdadeiro sentido da felicidade. O profeta Isaias, hoje, na primeira leitura, ele nos fala: "pode haver aqueles que se cansam; pode ser. mas aqueles que estão no Senhor, aqueles que esperam no Senhor, renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar e caminham sem parar". Não é isso que nós desejamos? Muitos de nós chegamos aí na metade de nossas vidas, com a idade avançada, seja o que for, ou muito de nós na jovialidade, uma juventude que andou perdendo o gás, a motivação, olha o que a profecia vem nos apresentar: aqueles que esperam no Senhor, eles de fato, renovam suas forças; vão criar asas, vão dar altos voos, irão correr sem se cansar, irão caminhar sem parar, pois é no Senhor que está o nosso abrigo, a nossa força.
Então queridos irmãos, a novena de natal nos espera. Integre um grupo, participe, aproveite esse momento das confissões que estão ocorrendo em toda Arquidiocese, em todas as paróquias, nas regiões, já há mutirões acontecendo. É o momento da reconciliação. É a oportunidade de receber a benção do perdão, pedir a graça ao Senhor para que nossas vidas sejam transformadas. Vamos aproveitar nossas comunidades imbuídas em realizar aquilo que o ano inteiro elas sempre fazem: a caridade, a assistência ao pobre, a solidariedade. Nós já estamos no ano da caridade. Então o que fizermos ao nosso irmão é ao nosso Senhor que estaremos fazendo. Esta é mais uma maneira, mais uma vertente, de recobrarmos nossas forças, de criarmos asas. Aí, sim, nós poderemos olhar os nossos desafios, as pendências que temos, a consciência, a alegria, a certeza de que não estamos sozinhos, mas estamos com o Senhor, Aquele que nos guarda, Aquele que vela pela vida de cada um de nós, e aí, assim como nosso salmista nos orientou, nós poderemos em todo momento dizer: bendize oh minh´alma ao Senhor, pois o Senhor, Ele está conosco, Ele está no meio de nós.

Pe. Wagner Toledo
Pároco Matriz de Santa Rita - Centro - RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.