quarta-feira, 8 de março de 2017

LUX

LUX

Olá fiéis, mas uma vez estou aqui para dividir minha odisseia Cristã.

No dia 02/02, no dia da Apresentação do Nosso Senhor no Templo, obviamente, fui até a Santa Igreja para assistir a linda celebração, afinal de contas, tinha passado três semanas lendo sobre o assunto e queria assistir o sacerdote explicar com suas sábias palavras tudo aquilo que havia estudado.

Ao chegar na Paróquia Nossa Senhora de Loreto, no bairro da Freguesia, um senhor da pastoral do acolhimento entregou-me uma vela e disse que haveria a procissão da luz.

Animada e feliz com mais uma novidade apresentada pela nossa rica Igreja, tirei uma foto da vela com o altar de fundo, e enviei para o amigo Fiel Marcos Soares através de uma rede social.

Adivinhem o que aconteceu?!!! Meu Fiel amigo perguntou-me: Você sabe o simbolismo das velas para nós cristãos? E eu respondi: Iiiiiiiiiii não!!! Como bom cristão e bom amigo disse o Fiel Marcos: Pode começar sua nova pesquisa!!!!

Lá fui eu pesquisar!!!

Encontrei tanta dificuldade para localizar material fidedigno para esse tema... nossa! Deu trabalho!

À saber:

Estudos estimam que as primeiras velas foram encontradas em pinturas em cavernas a cerca de 50.000 anos A.C., motivando que a luz era fornecida por gordura animal e fibra de plantas que funcionavam como pavio.

Num breve passeio pela história do mundo, as primeiras referências sobre velas, datam do sec. X A.C e vêm referidas em textos bíblicos.

Através de descobertas arqueológicas as velas também foram muito utilizadas no Egito e na Grécia.

Na Idade Média as velas serviam também para iluminar Igrejas, Mosteiros e Salões.

Como observa-se a vela é utilizada também por todas as civilizações e religiões como uma maneira de chegar mais próximo do Divino.

Mas para a nossa Igreja, o que a vela significa?

“Quando acendemos uma vela, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ela ilumine a todos que estão em casa. Assim também deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,14).

Para quem tem um olhar claro e atento; e um coração puro, entende que Deus fez tudo carregado de muitos símbolos, e a vela, acredito que seja um dos mais importantes e relevantes para nossa fé, pois a luz extraída da vela simboliza a esperança e o amor.

O verbo “velar” significa ficar de sentinela, cuidar, vigiar, logo, ao acender uma vela também se faz um pedido de proteção à Deus.  

Em vários momentos da liturgia, encontra-se significados para as velas acesas como maior expressão da vida na fé dos fiéis que rezam. Ali está a presença de Deus!

Observa-se que na noite do Sábado Santo é aceso o Círio Pascal que significa Cristo ressuscitado.

Ao batizar uma criança, a vela do batismo é acesa no Círio Pascal demonstrando que a vida de fé daquela criança é a mesma nova vida do Cristo Ressuscitado.

Acende-se também velas aos Santos como forma de prestar-lhes honra e suplicar a intercessão junto a Deus.

As quatro velas acesas no Advento. Aos mortos também se prestam homenagens como forma de alcançar-lhes a luz da salvação.

Ao fazer uma oração privada de súplica ou de agradecimento a graça alcançada.

A vela votiva que significa um voto aceso pela consagração, de devoção, de confiança e de oração silenciosa.

O castiçal de sete velas, também chamado de “Menorah”, usado para representar o Espírito Santo e os sete dons do Espírito.

O Sacramento da Confirmação também é representado por uma vela que é acesa no Círio Pascoal.
Exemplos da Luz do Mundo não nos falta!    

As passagens bíblicas estão cheias de dicas sobre a luz de Deus, vejamos: Gn 1,1-3: “fiat lux” – Faça-se a luz; Sl 1,6; 36,18; 26,1: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; Jo 1,9; 8,12; 12,35: Eu sou a luz do mundo; Lv 24,1-4: O Senhor disse a Moisés; Is 9,1; 11,2-3: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; Lc 2,22-32 – Apresentação de Jesus no templo;   

Diante de algumas das passagens bíblicas acima citadas e de alguns exemplos dos momentos litúrgicos, percebe-se que quando se acende o fogo da fé em nossas almas, assim como o fogo da vela que vai sendo consumida, é assim também o fogo da verdade católica que vai consumindo seus fiéis e fazendo com que ele gaste sua vida para produção de luz verdadeira e o calor da caridade diante de seus irmãos.

Que sejamos a luz da vela no caminho daqueles que se encontram na escuridão, como um farol em forma de torre para os navios à deriva, bem como o calor que aquece aqueles que sentem frio nos dias de inverno.   

Você sabia que no dia 02 de fevereiro também se comemora a festa de Nossa Senhora da Candelária?
Sim, no Cântico de Simeão – Nunc Dimittis – Ele diz que Jesus será a Luz que irá aclarar os genitos (Lc 2:29-32). Tem-se início ao culto em torno de Nossa Senhora da Luz, que também é conhecida como Nossa Senhora das Candeias, da Candelária, da Purificação ou da Apresentação, onde a celebração é realizada com uma procissão de velas.   

Leitura Recomendada:
Gn 1,1-3
Sl 1,6; 36,18; 26,1
Jo 1,9; 8,12; 12,35
Lv 24,1-4
Is 9,1; 11,2-3
Lc 2,22-32

Fontes:
Bíblia Sagrada Edição de Estudos; Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges Beneditinos de Maredsous; 5ª Ed.; São Paulo: Ave-Maria, 2015;
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1210-1419_po.html
http://www.miliciadaimaculada.org.br/ver3/default.asp?pag_ID=2679

Danielle Soares, 
Matriz de Santa Rita de Cássia, 
Centro, Rio de Janeiro.

7 comentários:

  1. Amei Dani...ótima leitura, sempre bom aprender mais e mais. Bjs Sued

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su... que bom que gostou! Bjos!!! Ja ja tem mais!

      Excluir
    2. Salve Maria!!!

      Texto mto elucidativo sobre um costume cristão tão importante e que poucas pessoas conhecem o seu significado.
      Os textos de vcs são ótimos.
      Agradeço o apostolado!!!

      Excluir
  2. Salve Maria!!!

    Texto mto elucidativo sobre um costume cristão tão importante e que poucas pessoas conhecem o seu significado.
    Os textos de vcs são ótimos.
    Agradeço o apostolado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Anônimo, obrigada pelas palavras e agradeço ainda mais por vc ter tirado um tempinho do seu dia para ler as palavras do Nosso Senhor!

      Excluir
  3. Boa noite.

    Achei o texto muito esclarecedor e bem coeso, entretanto sei que em algumas paróquias há velas coloridas, e que também há significado nisto,mesmo que não remonte à um contexto bíblico,seria interessante abordar este assunto que se faz contemporâneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Anônimo, muito obrigada pelas suas considerações... Nossa Igreja é muito rica em conteúdo e as vezes algumas coisas ficam pendente mesmo... devido seu carinho ao ler nosso conteúdo estaremos em breve abordando a questão das velas coloridas.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.