quarta-feira, 20 de junho de 2012

Seminário São José: Festa Junina para toda família.

No último sábado, 16 de junho, o Seminário São José abriu as portas para todas as comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro participarem da sua animada Festa Junina. A ocasião celebrativa, que já é uma tradição no calendário da Instituição, integra seminaristas, familiares e paróquias e agrada a pessoas de todas as idades.

Barraquinhas com os deliciosos comes e bebes juninos e outras para brincadeiras criativas, tanto para crianças quanto para adultos, foram atrações que conquistaram os convidados. A já tradicional pescaria dividiu espaço com a “EscolhÍdolos para dançar”- videogame e a “EscolhÍdolos para cantar” – karaokê. E a surpresa deste ano foi a possibilidade de brincar no Touro Mecânico, que divertiu aos corajosos e aos que só assistiam.











Mas embora a festa tenha proporcionado até mesmo um momento cultural, com a apresentação de um grupo folclórico de dança nordestina, que entusiasmou os participantes sob o lema “O Rei do Baião – do Nordeste para o mundo”, numa homenagem a Luiz Gonzaga, o ponto alto da diversão foi, sem dúvida, a animação promovida pela banda de seminaristas, que não deixava ninguém ficar de fora do clima, convocando os participantes à dança e à animação.

— Muito legal ter vindo a esta festa e perceber que a formação dos nossos futuros padres não os impede de viver momentos de confraternização tão descontraídos quanto este, porque tem gente que pensa assim. Vi aqui seminaristas vestidos à caipira ou caracterizados como algum personagem, brincando de forma sadia e mostrando que vocação é resposta a um chamado que também leva ao encontro do outro, disse Alice Rodrigues, que participou desta festa junina pela primeira vez.

— Esta é uma festa que a gente já faz há cerca de quatro décadas, mas que a partir dos anos 80 nós começamos a abrir para as comunidades participarem e termos a oportunidade de mostrar, então, uma interação entre elas e esta casa de formação que é o Seminário São José.

É uma ocasião quando todos podem conhecer um pouco do trabalho que esta casa de formação de futuros presbíteros realiza, neste mês em que celebramos, com os festejos juninos, grandes santos, disse o Bispo Animador do Seminário São José, Dom Pedro Cunha, que também deixou sua benção aos presentes, na data em que celebrava aniversário natalício.

Para o ainda reitor do Seminário São José, Monsenhor Roque Costa Souza — recém-nomeado Bispo Auxiliar desta Arquidiocese, cuja a sagração será no próximo sábado, dia 23, às 8h30 na Catedral Metropolitana — o momento de confraternização deste ano é um momento diferenciado:

—Meu coração fica em clima de despedida, mas não com tristeza e sim com alegria, porque a gente vai deixando o legado para outros que estão chegando e irão assumir o trabalho, preparando os nossos novos sacerdotes para o futuro.

Cerca de 1300 pessoas participaram da Festa Junina do Seminário São José atestando que o evento garantiu entretenimento para todas as idades.