segunda-feira, 27 de maio de 2013

Emoção marca reabertura da Igreja Santo Antônio dos Pobres.

Uma Igreja que além da estrutura física é formada também pela fé do povo que permaneceu nela mesmo com o templo interditado. Assim é a Igreja Santo Antônio dos Pobres, reaberta na manhã deste domingo, 26 de maio.

Há quase quatro anos, a construção de um tecnológico prédio bem ao lado da Igreja provocou sérias rachaduras na estrutura da Paróquia impedindo o seu funcionamento. Devido a interdição, as celebrações dominicais tiveram que ser transferidas para um salão em frente. Os tempos foram difíceis, mas nada foi capaz de desanimar os paroquianos. O pároco, padre Eduardo Braga ressaltou que diversos casarões na rua sofreram danos que se agravavam devido aos alagamentos frequentes no local. Porém, ao recordar de Santo Agostinho, o padre citou a fé dos paroquianos:

- Dia desses lembrei muito de Santo Agostinho quando ele fala que Deus permite o mal em vista de um bem maior e aqui houve alguns bens: houve um achado arqueológico, a reforma da Igreja foi maior, mas o principal bem para nós fica manifestado através dos fiéis. Percebemos que mais que uma Igreja de pedra havia aqui numa Igreja de homens e por isso sobrevivemos ao longo desse tempo mostrando o quanto somos uma comunidade unida, opinou.

Além do reforço estrutural, o piso, lustres, vitrais e sinos também passaram por reforma. A igreja atual, datada da década de 40, foi devolvida aos fieis em clima de alegria para voltar a ser um templo de evangelização em pleno centro do Rio de Janeiro.

- Nós acompanhamos todo o processo de reforma da Igreja e é uma emoção muito grande poder participar desse momento da reinauguração. Depois do fechamento da Igreja algumas pessoas acabaram procurando outras Paróquias, mas acredito que com essa reabertura não só essas pessoas voltarão para cá, como atrairemos muitos outros fiéis que passam por aqui, afirmou Glória Nogueira, paroquiana da Santo Antônio dos Pobres desde 1977.

A celebração de reabertura foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelo Vigário Episcopal Urbano, padre José Laudares. A Eucaristia contou coma presença da delegada da polícia Civil Martha Rocha e do prefeito Eduardo Paes.

Durante a Homilia, o Arcebispo do Rio de Janeiro destacou o papel da Igreja Santo Antônio dos Pobres no anúncio do Evangelho, principalmente para aqueles que trabalham nas redondezas:

- Nós temos uma notícia importante para a sociedade e essa notícia é dada através da pregação do Evangelho. É justamente isto que celebramos hoje: a vontade de sermos melhores, de vivermos em comunidade, de ver no outro não um inimigo, mas um irmão, ressaltou.

Durante as obras na Igreja foi encontrado intacto parte do piso da primitiva Capela que havia no local. Em estilo barroco, o piso está exposto aos visitantes protegido por um vidro bem próximo ao altar . Outra novidade é um órgão alemão que voltará a tocar após quinze anos parado.

O Provedor da irmandade, José Queiroga ressaltou a satisfação de ver a Igreja reaberta:

- É uma alegria depois das obras, devolvermos a Igreja para os seus devotos, para os paroquianos de Santo Antônio e também devolvemos essa jóia rara que é esse órgão. O órgão é mais um complemento sacro para que nossa comunidade e para que assim possamos trazer as famílias, os jovens para dentro da igreja através da música, concluiu.

Fonte: Portal da ArqRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.